PENACOVA INVESTE NO TRANSPORTE ESCOLAR GRATUITO NO PRÓXIMO ANO LETIVO

Município paga integralmente o serviço desde o pré-escolar até ao 12.º ano

A Câmara Municipal de Penacova aprovou, na última reunião do Executivo, um novo plano de transportes escolares, para o ano letivo 2022/2023, que prevê a gratuitidade do serviço para todas as crianças e jovens que frequentem a educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário da rede pública do concelho.

A grande novidade em relação aos anos anteriores prende-se com a gratuitidade do serviço no ensino secundário, que até agora era comparticipado em apenas 50%, sendo a outra metade um encargo para as famílias dos alunos.

A partir de agora, irão beneficiar deste transporte escolar todos os alunos, desde a educação pré-escolar até ao 12.º ano de escolaridade, sendo o pagamento integral do transporte assegurado pela Câmara de Penacova,

Carlos Sousa, vereador com o pelouro da Educação, sublinha que “esta é uma medida ponderada, que, no âmbito das competências municipais, tinha de ser tomada. Sendo a Educação um dos eixos prioritários para a nossa sociedade, nós, Executivo, continuamos empenhados em prestar o máximo de apoio e proximidade às famílias e uma promoção de igualdade no acesso ao ensino, de forma a combater o abandono e insucesso escolar”.

Esta é, acrescenta o vereador do Município de Penacova, "uma aposta da autarquia para apoiar as famílias, promover a igualdade no acesso à educação, atenuar as desigualdades sociais e a autonomia do aluno".