PENACOVA LANÇA AGENDA LOCAL PARA A ECONOMIA CIRCULAR

- Município assinala Dia Mundial do Ambiente nos dias 3 e 6 de junho

A Câmara Municipal de Penacova vai comemorar o Dia Mundial do Ambiente, em 3 e 6 de junho, com um programa de onde se destaca, no dia 6 de junho, a apresentação da Agenda Local para a Economia Circular do Município de Penacova.

O programa terá início, no dia 3 de junho, às 10h30, com uma palestra, no auditório do Agrupamento de Escolas de Penacova, subordinada ao tema “Eficiência hídrica na escola”, a cargo do Professor Armando Silva Afonso, perito da Comissão Europeia no domínio da eficiência hídrica em edifícios e presidente da Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais.

Às 12h será inaugurada a Feira de Orientação Escolar e Profissional, no Pavilhão Aniceto Simões, em Penacova, que irá juntar universidades, institutos politécnicos, escolas profissionais e outras instituições públicas e privadas que irão facultar aos jovens alunos informações sobre cursos superiores e profissionais.

O programa continua no dia 6 de junho, no salão nobre da Câmara Municipal, com a apresentação da Agenda Local para a Economia Circular do Município de Penacova. Esta Agenda representa "uma aposta de sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável, elucidando os cidadãos de competências ambientais, de forma a promover uma cidadania participativa, ao mesmo tempo que alerta as populações para a necessidade de preservação do meio ambiente e de uma economia cada vez menos linear e menos consumidora de recursos”, refere António Magalhães Cardoso, vereador com o pelouro do Ambiente da autarquia de Penacova.

No mesmo dia e local, será lançado o “Guia de boas práticas ambientais”. Segue-se, no Parque Verde António Manuel Marques, uma apresentação dos novos equipamentos de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e a instalação de um “compostor comunitário”.

Refira-se que o Dia Mundial do Ambiente é celebrado mundialmente, a 5 de junho, 50 anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente que escolheu esta data para a comemoração.