Penacova lidera reservas do "SIT Flexi - Transporte Flexível a Pedido

O projeto SIT Flexi – Transporte Flexível a Pedido, tem tido forte adesão no concelho de Penacova, liderando mesmo o número de reservas efetuadas em toda a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Esta solução de mobilidade inovadora, desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, tem tido forte adesão dos municípios e permite garantir uma maior cobertura da rede de transporte público em zonas com resposta deficiente ou inexistente.

Em Penacova foram efetuadas mais de centena e meia de reservas e estão registados cerca de oito dezenas de utilizadores. Nas estatísticas, as localidades de Roxo e Coiço lideram a utilização deste serviço. Já na lista dos locais requisitados, a câmara municipal e as extensões de saúde surgem de forma destacada.

António Magalhães Cardoso, vereador da Câmara Municipal de Penacova com o pelouro da Mobilidade e Transportes, sublinha que o projeto vai ao encontro “da necessidade de unir as pontas, e de olhar para o concelho como um todo”. O autarca sublinha ainda o facto de “o projeto permitir uma maior aproximação das populações, beneficiando-as de uma maior mobilidade e facilidade de deslocação aos serviços essenciais, tudo isto de uma forma fácil, segura e economicamente mais favorável”.

No concelho de Penacova, o transporte flexível a pedido funciona às 3ªs e 5ªs feiras, mediante marcação prévia feita até às 15H00 do dia anterior ao dia da viagem para o n.º 800 200 201 (chamada gratuita).

Os bilhetes são adquiridos a bordo e o custo por viagem varia entre € 1,05 e € 3,55.