Penacova, onde a natureza vive

Humberto Oliveira

Presidente da Câmara Municipal de Penacova

Visitar Penacova, os seus lugares, recantos, aldeias e vilas, é uma extraordinária opção para quem procura deslumbrar-se com a harmonia da natureza, que estende o seu manto verde e frondoso, encontrando-se com o rio solto, de traçado caprichoso e livre. Respirar o ar puro. A paisagem, de cortar a respiração, pode ser vista a partir de vários pontos. Os moradores acolhem com afável simpatia e hospitalidade os visitantes, indicando-lhes a beleza ímpar deste território. Aliás, as pessoas são uma excelente mostra do muito que o Concelho de Penacova tem de especial.

Constituem áreas de rara beleza os moinhos, a meia encosta, o rio, a história antiga de séculos que tem origem anterior à própria nação portuguesa, o casario, a floresta e os caminhos da batalha do Buçaco, as ruas medievais, pérgolas e miradouros, os vales correspondentes aos rios Mondego e Alva, o imponente Penedo de Castro e seus meandros, as praias deslumbrantes de qualidade tão apreciada, a bandeira azul que se ergue a sustentar a sua procura, os campos e penhascos, os passadiços junto à formação rochosa de 400 Milhões de anos conhecida por Livraria do Mondego, a pista de pesca de extraordinária qualidade, a fauna e a flora autóctones, as várias espécies protegidas que constituem um património de elevadíssimo valor ecológico, paisagístico, cultural e histórico. Vale a pena descobrir pequenos açudes, levadas, praias fluviais, rodas e azenhas...

O investimento na qualidade de vida dos seus habitantes e a promoção de condições agradáveis aos visitantes têm estado no eixo das prioridades das nossas políticas públicas. Penacova é um Concelho próspero e moderno, com uma economia em crescimento e condições muito atrativas para pessoas e empresas. Hoje contamos na sede do Concelho com uma Praça regenerada e mais urbana, mas conservando ao mesmo tempo a evocação histórica que a suporta. Temos tecnologia, ensino convencional e artístico, equipamentos públicos de grande nível, atividades culturais de exceção, prática de desporto para todas as gerações, trilhos de trail running e de btt, desportos fluviais e desportos radicais, um aproveitamento das condições naturais invulgares.

Mas temos também investimento previstos noutros aglomerados. A Vila de Lorvão, que abriga uma vastíssima história, suas tradições e património, onde se ergue com magnificência o Mosteiro de Lorvão, remontando ao séc. VI, terá um investimento de 1,7 Milhões de euros para valorização do espaço público, cujos projetos estão feitos e já aprovados pelas várias entidades, para tornar a vila ainda mais atrativa e beneficiando todo o Concelho. Outros investimentos se seguirão e estamos empenhadamente a trabalhar neles.

Mas, nesta altura, não posso deixar de dar enfoque às iguarias gastronómicas que nos tornam ímpares. Estamos em plena época da lampreia, que pode ser acompanhada pela nossa doçaria conventual, ou por outros sabores do rio Mondego. Perpetuamos tradições ancestrais como os palitos e outros trabalhos em madeira. Mas, mesmo quando tudo parece visto, Penacova tem algo mais para oferecer. Visite-nos e revisite-nos, vezes sem conta. Convido-o com muita convicção: venha conhecer este concelho, onde a natureza vive!