Penacova partilha memórias no âmbito das Jornadas Europeias do Património

Subordinadas ao tema “Partilhar Memórias”, as Jornadas Europeias do Património 2018, passam por Penacova entre 26 e 29 de setembro, com um conjunto de iniciativas que ligam o Ano Europeu do Património Cultural às Comemorações do Centenário da Pérgola Raúl Lino.

Coordenadas pela Direção Geral do Património Cultural, as Jornadas Europeias do Património têm como objetivo eternizar a história na nossa consciência e partilhá-la entre as diferentes gerações, nesse âmbito, salienta João Azadinho, Vereador com o Pelouro da Cultura, “a Câmara Municipal de Penacova associou-se a este evento, partilhando um conjunto de memórias que entendemos, serem determinantes ao conhecimento da história do nosso concelho. Ainda que, tenhamos, como referência máxima do nosso património o Mosteiro de Lorvão, setembro é o mês que nos liga profundamente à Batalha do Bussaco e, obviamente, não podemos igualmente esquecer o facto de, neste ano, em que se comemora, na Europa, o Património Cultural, a Pérgola Raúl Lino cumprir 100 anos de existência, pelo que este espaço a par da Biblioteca Municipal de Penacova/Centro Cultural, serão os palcos privilegiados para os eventos que programámos para estes quatro dias.”

João Azadinho destaca a inauguração da Exposição “Raúl Lino – A Casa Portuguesa”, que terá lugar, no Dia Mundial de Turismo, 27 de setembro, pelas 14H30, na Biblioteca Municipal de Penacova, momento a que seguirá uma Tertúlia sobre a figura de Raúl Lino, desta feita na Pérgola desenhada pelo Arquiteto, junto à Câmara Municipal de Penacova. A organização do evento, que tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, é da Câmara Municipal de Penacova em parceria com o CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra.

No âmbito destas Jornadas, a Pérgola Raúl Lino será palco de mais três eventos, a apresentação do filme “Linhas de Wellington”, 4ª feira, dia 26, pelas 21H45 e os espetáculos “Partilhar Memórias - Quadros de Antigamente com o Rancho Etnográfico do Zagalho e Vale do Conde” (dia 28, sexta-feira, pelas 21H30) e, no sábado, 29 de setembro, pelas 21H30, “Nariz Preto”, um espetáculo de rua em que Pedro Tochas, interage com o público, criando uma aventura épica onde a mímica, o circo e o teatro físico em ambiente de cinema mudo, constroem um interessante espetáculo visual.

Todos os eventos têm, como refere João Azadinho, entrada livre e o seu objetivo é que as diferentes gerações possam partilhar estes momentos de uma forma descontraída e familiar.