Penacova prepara receção do Festival da Lampreia 2018

Foi hoje apresentado oficialmente, por Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, o Festival da Lampreia 2018, que decorrerá nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. Durante os três dias do Festival, que comemora vinte anos de existência, os apreciadores de Lampreia, poderão degustar Arroz de Lampreia à Moda de Penacova, prato tradicional da gastronomia penacovense, a um preço mais baixo do que o praticado durante a Época e, igualmente, deliciar-se com a doçaria conventual (pastéis de Lorvão ou nevadas de Penacova) oferecidas durante o Festival pelo Município de Penacova, como sobremesa aos comensais de lampreia.

A apresentação do Festival da Lampreia em Penacova decorreu pelas 11H00 desta segunda-feira, na Pérgola Raúl Lino, espaço que não foi escolhido ao acaso, visto este ano comemorar 100 anos de existência e ter um especial destaque na agenda cultural que o município irá desenvolver durante o ano, como referiu o presidente da autarquia penacovense.

Humberto Oliveira apresentou, neste âmbito, em parceria com os restaurantes aderentes, um plano estruturado para receber turistas, alargando o convite aos apreciadores de lampreia para além daquele fim-de-semana e garantindo que “a época da lampreia vai até final de abril, mas que esta é a época alta já que as lampreias do Mondego atingiram o estado de maturação necessário para uma confeção de qualidade desta deliciosa iguaria”, que todos os anos atrai milhares de apreciadores a Penacova, sendo mesmo um dos mais importantes cartões-de-visita do concelho.

Boa Viagem (Porto da Raiva), Côta d’Azenha (Azenha do Rio), Leitão do Aires (Espinheira), O Cantinho (Penacova), O Casimiro (Silveirinho), O Cortiço (Cavadinha), O Mondego (Porto da Raiva), O Relvão (S. Pedro de Alva), Panorâmico (Penacova), Portas da Serra (Espinheira), Piscinas Restaurante Bar (Penacova) e Quinta da Conchada (Travanca do Mondego), são os doze restaurantes que este ano aderem ao Festival e que, desde que a Época abriu, dão especial destaque À Lampreia nas suas ementas. Este ano o Festival volta a contar com um parceiro estratégico, a Quinta da Mata Fidalga, marca oficial que estará à mesa dos Restaurantes aderentes.

Durante a conferência de imprensa, Humberto Oliveira sublinhou a qualidade da lampreia que é servida nos restaurantes do concelho, qualidade essa que se deve, como explicou, à experiência e ao saber acumulado ao longo de muitos anos quer na sua preparação, quer na sua confeção.