Penacova promove Mosteiro de Lorvão em Espanha

O Município de Penacova esteve presente este fim-de-semana em Espanha, no Mosteiro de Piedra, para participar no programa da Assembleia-Geral da Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses, da qual é membro desde 2017. Esta participação insere-se na prossecução das atribuições do município no domínio do património e cultura e teve como objetivo a promoção internacional do Mosteiro de Lorvão.

João Azadinho, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penacova, destacou os momentos de networking que estes encontros proporcionam e o trabalho em rede que deverá ser feito no futuro, dando a conhecer que no seguimento de Piedra está já em agenda uma reunião de trabalho entre mosteiros cistercienses portugueses a realizar em junho. Ainda fruto da participação de Penacova nesta rede, o Mosteiro de Lorvão irá receber um grupo de 44 turistas franceses e de 31 turistas belgas nos próximos meses de maio e junho.

Do programa constou, para além da realização da Assembleia-Geral anual, um conjunto de conferências onde foram apresentados os modelos de negócio de outros mosteiros e abadias europeus, como foi o caso do Mosteiro de Poblet, declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1991, e ainda a Associação de Mosteiros de Cister da Galiza.

O Município de Penacova tem estabelecido um conjunto de protocolos com diferentes entidades, como a Direção Regional de Cultura do Centro e a Paróquia de Lorvão, entre outras, com vista à valorização, conservação e promoção do Mosteiro de Lorvão, cujo corolário será a instalação de um Centro Interpretativo neste monumento.

A Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses, criada em 1993, é uma associação de dimensão europeia que reúne atualmente mais de 200 abadias ou sítios cistercienses espalhados por 12 países europeus. Reconhecida como Itinerário Cultural do Conselho da Europa (Rota das Abadias Cistercienses), tem como missão a conservação, divulgação e promoção do património deixado à Europa pela Ordem de Cister.