Penacova realiza simulacros em aldeias do concelho

No âmbito do programa “Aldeias Seguras Pessoa Segura” o Município de Penacova, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, realizou vários simulacros de incêndio rural para testar e afinar mecanismos de resposta, o tempo necessário para a evacuação da aldeia e dos meios de socorro.

No total foram realizados quatro simulacros em quatro aldeias, Chainho, Ribeira, Hombres e Lufreu. Os simulacros contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Penacova, Guarda Nacional Republicana, Junta de Freguesia de Penacova, União de Freguesias de S. Pedro de Alva e S. Paio do Mondego e dos Oficiais de Segurança das respetivas aldeias. Durante os simulacros foram retiradas das suas residências e levadas para os locais de abrigo ou de refúgio mais de oitenta pessoas.

O coordenador municipal de proteção civil, Miguel Assis Marques considerou estes exercícios importantes, a vários níveis – “do ponto de vista da sensibilização foi muito importante conseguir juntar tantas pessoas uma vez que aproveitámos a ocasião para transmitir às populações medidas de autoproteção a adotar no caso de uma ocorrência, e questões relacionadas com as queimas e queimadas, e limpezas de terrenos.”