Penacova reforça em 2021 a Prevenção e Combate à Vespa velutina com instalação de 400 armadilhas

O Município de Penacova, no âmbito do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal e do Plano Municipal de Combate à Vespa Asiática, tem prosseguido a sua estratégia de desativação de ninhos detetados na área geográfica do concelho, com o objetivo de controlar a proliferação desta espécie, vulgarmente conhecida como vespa asiática que afeta, particularmente, a produção apícola.  Para além da desativação de ninhos, a equipa de intervenção criada no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil, tem vindo a reforçar a prevenção e o combate à expansão da espécie, instalando e fazendo a manutenção de 400 armadilhas localizadas na área geográfica do concelho, tendo já durante o mês de março instalado a sua totalidade.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e, nomeadamente a Equipa que, mais de perto, acompanha a estratégia de Combate à Vespa velutina/Asiática é também, neste âmbito, responsável pela manutenção periódica das armadilhas, limpeza, substituição do atrativo, contagem e registo das capturas e posterior recolha das armadilhas para prevenir a proliferação de plásticos indesejados no território. Em 2021 e, apesar do sucesso da estratégia que tem vindo a ser implementada, o Serviço Municipal de Proteção Civil encontra-se também a testar dois tipos de atrativo (isco açucarado): um, composto por água, açúcar e fermento de padeiro; e, outro, composto por vinho branco, cerveja preta e groselha. Esta experiência pretende verificar qual o isco mais eficaz na captura.

Vasco Morais, Coordenador Municipal de Proteção Civil sublinha que “é durante os meses de fevereiro/março, que as fundadoras emergem do seu período de hibernação e dão início à construção dos ninhos primários. Sabemos que os ninhos não são todos iguais e não se localizam onde esperamos, podem estar escondidos no solo, em muros, beirados, no interior das habitações. É por isso que o trabalho que esta equipa tem vindo a realizar é fundamental e é fundamental que ocorra nesta altura do ano, porque este é um período determinante para a prevenção e a estratégia que temos vindo a desenvolver tem como base prevenir. Só prevenindo conseguimos combater com sucesso.”

A Câmara Municipal de Penacova, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, relembra que aquando da localização de um ninho de Vespa velutina, tal deverá ser comunicado através do site http://stopvespa.icnf.pt/ ou junto do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Penacova.

Não se aproxime das armadilhas, não lhes toque, nem as vandalize!