Penacova Trail do Centro 2018 - Um centro de Emoções!

No passado domingo dia 11 de Novembro, Penacova foi mais uma vez palco para um grande evento do trail running nacional: o Penacova Trail do Centro! Debaixo de chuva que não deu tréguas o dia todo, as centenas de atletas presentes partiram à aventura por trilhos de beleza ímpar, que lhes deram a conhecer algum do património natural e histórico mais rico de Penacova!

A 2ª edição deste evento de trail decorreu com três provas competitivas em simultâneo: Trail Longo 42 km, Trail Longo 25 km e Trail Curto 17 km. Decorreu também uma Caminhada Solidária (12 km), cujos fundos reverteram a favor dos Bombeiros Voluntários de Penacova, honrando desta forma o trabalho excepcional desta grande instituição.

Todas as provas tiveram início às 9h, no Parque Verde, junto aos Bombeiros Voluntários de Penacova.

Na prova rainha, o Trail Longo 42 quilómetros, foi Pedro Batista quem levou a melhor. Em 4h55m38s, o atleta da ARSM – Associação Recreativa de S. Miguel conquistou o primeiro lugar. Bruno Simões com 5h28m51s ficou em segundo ligar e João Espiguinha, do Borba Trail/Help4You, fechou a tríade do pódio masculino desta distância, com um tempo de 5h31m14s. Nas mulheres, Joana Paulo da GRF Benedita - Atletismo, conquistou o lugar mais alto do pódio com 6h38m07s, a 15 minutos da Mafalda Lourenço, que conquistou o segundo lugar dos femininos em 6h53m35s.  A atleta da Run 4 Fun Marina Marques chegou em terceiro lugar com 8h19m30s.

Já no Trail Longo 25km foi Paulo Esteves, do Dão Nelas Runners quem arrebatou o primeiro lugar, em 2h17m09s. Alex Tondela do Montanha Clube Trail Running/EFAPEL com um tempo de 2h19m27s classificou-se em 2º lugar e Mário Afonso da CCR Alto do Moinho, com 2h22m44s ocupou o último lugar do pódio. Renata Gonçalves foi a primeira das mulheres a cortar a linha de chegada. A atleta do Montanha Clube Trail Running/EFAPEL terminou a prova em 2h48m36s, seguida da segunda classificada, a atleta do Saca Trilhos Anadia, Inês João, que terminou o percurso em 2h50m21s. Fechou a tríade do pódio a atleta Zenaide Alves, da A.R.S.M. SÃO MIGUEL com 3h16m27s.

No Trail Curto 17quilómetros, Diogo Pimenta foi o primeiro, com um tempo de 1h32m48s, com uma vantagem de quase seis minutos em relação ao segundo classificado, o José Pereira da Saca Trilhos Anadia. André Magalhães foi o terceiro a atravessar a meta, com um tempo de 1h39m03s. A atleta individual Joana Franca foi a primeira mulher a cortar a meta, conquistando assim o mais alto lugar no pódio feminino, com um tempo de 2h06m42s. A atleta Raquel Matias da CDS Notre e Soure classificou-se em segundo lugar com 2h16m40s e, nove segundos depois, chegou Maria Feio que fechou o pódio das mulheres.

O Penacova Trail do Centro decorreu em simultâneo com a inciativa “Feira do Mel e do Campo”, promovida pelo Município de Penacova, que ao longo de todo o fim de semana, animou a população local e os visitantes com stands de expositores locais e estrangeiros, mostras de gastronomia local, demonstrações de associações locais e muita música para todos os gostos.

O Penacova Trail do Centro é uma organização da Carlos Sá Nature Events® com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Penacova. Contou ainda com a preciosa colaboração dos Bombeiros Voluntários de Penacova e com a parceria da Ecomobile, Chocolates Avianense, Águas Caldas de Penacova, 4Moove e Milaneza.

A Organização agradece a todos os atletas a participação, a resiliência, o companheirismo e o civismo demonstrados, sob condições climatéricas tão agrestes, num dia que ficará para sempre gravado nas memórias de todos quantos se puseram à prova e se superaram!