PENACOVA TROCA ILUMINAÇÃO DE NATAL POR MAIS APOIOS SOCIAIS PARA AS FAMÍLIAS

O Município de Penacova decidiu não instalar as tradicionais iluminações natalícias, optando por colocar apenas alguns apontamentos nos centros das três vilas do concelho - Lorvão, São Pedro de Alva e Penacova.

A decisão prende-se com o aumento exponencial do preço da eletricidade, influenciado pelo atual contexto económico e pelo conflito armado na Ucrânia.

A autarquia preferiu canalizar todo o esforço financeiro para o reforço dos cabazes de Natal que serão entregues a centena e meia de famílias.

“Todos os meses apoiamos mais de uma centena de famílias com um cabaz alimentar. Nesta época natalícia, decidimos alargar esta ação e reforçar o conteúdo com mais géneros alimentícios. É uma forma de confortar as pessoas que estão a passar por dificuldades”, esclarece Carlos Sousa, vereador da Ação Social.

Esta iniciativa solidária conta com o apoio de várias instituições e grupos de cidadãos que estão a recolher bens para o mesmo fim.

O Município de Penacova tem também em marcha uma campanha de apoio ao comércio local que envolve mais de uma centena de estabelecimentos comerciais. A campanha “Neste Natal, compre no Comércio Local!”, atribui vales de compras, até 500 euros, nas lojas aderentes.

Na programação de Natal promovida pela Câmara Municipal, o destaque vai para o largo Alberto Leitão, em Penacova, onde decorre, até dia 24 de dezembro, um mercadinho de Natal e divertimentos para os mais pequenos.