PENACOVA: Investimento superior a 1,5 Milhões em pavimentações na freguesia de Carvalho

A Câmara Municipal de Penacova assinou hoje o contrato da obra de “Pavimentação na Freguesia de Carvalho – Troço 5 Caminhos / Vale da Formiga e Ramal de Caldures”, que foi adjudicada à empresa Socitop, representada por Abel Torres, com um prazo de execução de 180 dias.

No âmbito do plano traçado para a freguesia de Carvalho, além desta obra cujo contrato foi agora assinado, está a decorrer o concurso publico para o troço “5 Caminhos / Carvalho”, cuja abertura de propostas está prevista para 13 de maio.  Estas duas obras de pavimentação na freguesia de Carvalho preveem ainda a execução de desmatação e limpeza das superfícies dos terrenos, numa faixa de gestão de combustível da rede viária intervencionada com dez metros de largura para ambas as bermas.

Estas intervenções estavam sinalizadas como prioritárias, sendo inclusivamente das mais ansiadas, quer para a população, quer para o próprio Executivo liderado por Humberto Oliveira, perfazendo um investimento total que ascende a 1,5 Milhões de Euros.

“Esta obra vai ao encontro dos objetivos traçados pelo Executivo, sabendo que estas estradas eram das que necessitavam de uma maior intervenção. São projetos complexos que, após a aprovação de financiamento e do visto do tribunal de contas,  estão finalmente em condições de ser concretizados”, sublinhou Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova. Para o autarca, “as estradas municipais são um importante ativo para o desenvolvimento do território, vistas como uma requalificação e um importante investimento na atratividade e na imagem do Concelho, sendo uma forte aposta deste Executivo na manutenção e pavimentação de estradas, passeios e espaços públicos de lazer”.

Na ocasião da assinatura do contrato, antecedida de uma visita ao local, estiveram presentes o presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveiro, o responsável pela empresa  Socitop, Abel Torres, o presidente da freguesia de Carvalho, Alcino Filipe, e o presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Pedro Coimbra.

Para Pedro Coimbra, "este é um investimento avultado do Município de Penacova, mas da mais elementar justiça para a população da freguesia de Carvalho, atendendo à necessidade de requalificação destas  acesssibilidades". De acordo com o presidente da Assembleia Municipal de Penacova, "é muito justo e oportuno assinalar o empenho e o mérito do presidente da Câmara, Humberto Oliveira, bem como do presidente da Junta, Alcino Filipe, e dos seus respetivos executivos, no desenvolvimento e na concretização deste investimento. Parabéns a todos e sobretudo à população da freguesia de Carvalho".

Por outro lado, o presidente da Junta de Freguesia de Carvalho, Alcino Filipe, congratula a autarquia por este investimento na freguesia, sobretudo em altura em que o investimento tem estado parado no País, “é uma obra há muito esperada pela população, pois é a principal ligação da freguesia à sua sede de Concelho”, afirmando ainda que “uma das razões pela qual me recandidatei ao cargo de presidente da junta de freguesia, foi exatamente a melhoria das acessibilidades. Hoje sinto-me feliz por esta assinatura, aguardando que o concurso do troço “5 Caminhos / Carvalho” decorra dentro da normalidade, para que, em breve, se inicie também a obra.”

A necessidade emergente de intervir nestas estradas municipais, de modo a beneficiar as condições de circulação, acesso e mobilidade, necessitam de implementação de sinalização temporária. De acordo com o planeamento técnico da obra, para o efeito, a primeira intervenção a ser realizada será a referente ao troço “5 Caminhos / Vale da Formiga e Ramal de Caldures”, uma vez que posteriormente esta será a via alternativa aquando da realização da empreitada “5 Caminhos / Carvalho”, pedindo o Município a compreensão de todos os cidadãos pelos transtornos causados no decorrer das intervenções.