PENACOVA: Pista da Atalhada recebeu prova do Campeonato Nacional de Enduro 2021

A primeira prova do Campeonato Nacional de Sprint Enduro 2021 levou à Pista da Serra da Atalhada, em Penacova, cerca de duzentos pilotos, um número record para a especialidade. Organizada pelo Clube Alhastro TT, a prova teve como centro o Circuito TT da Atalhada, onde esteve concentrado o maior contingente, o 'paddock', verificações técnicas, documentais, zona de assistência e onde se realizou uma das especiais cronometradas.

A utilização desta pista em campeonatos nacionais augura um bom futuro para este espaço ao nível de desportos motorizados. Quem o diz é Nuno Cação, diretor da prova, que sublinhou também o facto de, “apesar de a chuva ter trazido uma dureza maior, as reações por parte dos pilotos foram ótimas”. De acordo com o diretor, “a Serra da Atalhada é um local fantástico, possui uma beleza natural incrível e tem excelentes condições para praticar Enduro, o que facilitou imenso o nosso trabalho. Tínhamos como objetivo criar um grande evento, os números falam por si, a satisfação dos participantes e de quem assistiu também”.

Ricardo Simões, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Penacova, reforçou a importância do trabalho que o Município tem vindo a realizar ao longo dos anos para dotar o território das condições ideais à prática do desporto. “Sendo Penacova, cada vez mais procurada pelos amantes dos desportos de natureza e de aventura, já que o nosso território oferece todas as condições para que isso aconteça, a autarquia tem como missão apoiar, melhorar e criar as infraestruturas necessárias para que o Concelho seja tido como um exemplo no que respeita ao desporto”.

Reconhecendo a “importância do desporto de alta competição como fator de desenvolvimento socioeconómico e o facto deste tipo de eventos permitirem potencializar o turismo, atraindo ao concelho atletas, equipas técnicas e os aficionados das modalidades” Humberto Oliveira vê com satisfação a realização de uma prova desta natureza na Pista da Atalhada. De acordo com o autarca, “provámos aos mais céticos que temos capacidade para atrair à Atalhada grandes competições e isso é o mais importante. Fizemo-lo com profissionalismo e empenho, apoiamos os melhores parceiros e estamos sempre disponíveis para colaborar em iniciativas desportivas, sejam elas amadoras ou de competição.”

A título de balanço, Vasco Morais, coordenador municipal de Proteção Civil de Penacova enalteceu o trabalho conjunto que várias entidades estabeleceram para o bom funcionamento do evento, deixando um agradecimento especial aos elementos da Proteção Civil de Penacova, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Penacova, Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares e ADESA. O evento contou com a presença de 25 operacionais, 11 viaturas, 1 meio aquático, 1 gerador e 1 tenda de apoio. Sendo que de acordo com o que é estabelecido por Lei, o evento contou com um plano de contingência tendo sido cumpridas todas as medidas de segurança.