Penacova: Semana Europeia destaca a mobilidade segura e suave

As atividades da Semana Europeia da Mobilidade em Penacova conheceram mais dois momentos que devem ser assinalados: a realização de um peddy paper em Lorvão e uma visita a obras de mobilidade em curso.

Quanto à primeira iniciativa, ela insere-se no objetivo europeu de “fomentar sinergias entre pessoas e lugares que ofereçam o seu conhecimento, criatividade e dedicação para aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa”.

Foi possível percorrer lugares mágicos da Vila de Lorvão, num percurso pedonal de cerca de 5 km, com 20 pontos e 20 perguntas, que aliavam conhecimento, cultura e destreza mental.

Quanto à visita a obras que promovem a mobilidade segura e suave e a acessibilidade inclusiva, foram percorridas obras em Telhado e em Gavinhos (Figueira de Lorvão) e em S. Pedro de Alva. No primeiro caso, foi aproveitada a necessidade de reparação da reposição de pavimentos na sequência de obras de esgotos para uma intervenção de fundo no arruamento principal da localidade, introduzindo medidas de acalmia de tráfego. Junto ao futuro Centro Escolar da Freguesia de Figueira de Lorvão, em conclusão, a Câmara Municipal tem em curso a criação de uma nova via que permitirá o acesso ao equipamento educativo de uma forma mais segura e inclusiva. Em São Pedro de Alva, e aproveitando uma nova rotunda que requalifica a entrada da Vila, para quem vem do IC6, irão ser implementadas medidas de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.

António Magalhães Cardoso, vereador municipal responsável pela rede viária, sublinhou que, para além dos maiores investimentos já concluídos neste primeiro ano do mandato autárquico (a reposição da Rua Dr. Artur Soares Coimbra, em Penacova, e a conclusão da Estrada Municipal Cinco Caminhos/Carvalho, num valor total de cerca de 1,325 milhões de euros), estas três intervenções representam um investimento total de mais cerca de 805 mil euros. Portanto, conclui que “um investimento de 2,13 milhões de euros num primeiro ano de mandato autárquico, apesar de marcado pela existência de severas dificuldades financeiras, representa uma aposta muito forte na melhoria das condições de mobilidade intraconcelhia”.

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) 2022, na sua 21.ª edição, realiza-se entre os dias 16 e 22 de setembro e constitui a principal campanha da Comissão Europeia para a consciencialização dos atores urbanos sobre mobilidade urbana sustentável, incentivando mudanças comportamentais em favor da mobilidade ativa, do transporte público e de soluções de transporte limpas e inteligentes.

O tema central desta edição e de futuras edições (“Melhores Ligações”) constitui uma oportunidade para testar novas formas de mobilidade limpa, fazer um balanço dos desafios atuais da mobilidade e avançar rumo a uma mobilidade mais sustentável.