Plenário da Rede Social de Penacova reunido para aprovar Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento

Realizou-se no auditório do edifício das Piscinas Municipais de Penacova a reunião de trabalho do Conselho Local de Ação Social, que teve como pontos de interesse as análises e votações do Diagnóstico Social, do Plano de Desenvolvimento Social, do Plano de Ação do CLDS e do Regulamento Interno.

Sandra Ralha, vereadora da Ação Social da autarquia de Penacova, explicou que "o programa da Rede Social em Penacova visa o desenvolvimento e consolidação de uma consciência coletiva dos problemas sociais existentes no concelho, bem como contribuir para dar respostas às necessidades encontradas e captar uma otimização dos recursos, através de diagnósticos sustentados num planeamento integrado de intervenção social". Como referiu Sandra Ralha, "é importante, na nossa perspetiva, capitalizar experiências, criar sinergias e fortalecer os projetos com diversidade de contributos. Nesse sentido, vamos caracterizar entidades púbicas e privadas diretamente ligadas à intervenção social”.

Ficou estabelecido neste encontro que, para o Desenvolvimento Social 2019-2021, as ações a ter em conta serão com base em cinco eixos de intervenção: família/comunidade e respostas sociais; educação, formação profissional e emprego; saúde e qualidade de vida; envelhecimento; intervenção emergencial em situações de calamidade e promoção de desenvolvimento das comunidades locais.