Posição do Município de Penacova sobre os Transportes Públicos

O Município de Penacova comunicou à Transdev e à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra que pretende ver reposta a normalidade e a regularidade dos circuitos de transportes públicos no Concelho.

Fruto das suas diligências constantes, já viu melhorados alguns circuitos, como é o caso da Aveleira e do Roxo, aumentando o número de viaturas por circuito, tanto de manhã como ao final da tarde. Contudo, como refere Sandra Ralha, vereadora do Município de Penacova, "estas melhorias são insuficientes, devendo estender-se a outros locais e horários". Outra preocupação do município "prende-se com as pessoas que compram o passe e não têm a resposta que era suposto terem".

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Penacova, em colaboração com as juntas de freguesia do Concelho, tem vindo a fazer o levantamento das necessidades mais prementes quanto a circuitos e horários dos transportes. Tem estado também, como refere Sandra Ralha, “a receber pessoas que expõem as suas necessidades à Transdev e que querem que a Câmara pugne pelos seus direitos”.

Como é do conhecimento público, com a pandemia do Covid-19, o número de passageiros da Transdev diminuiu fortemente, contribuindo para isso o encerramento de aulas presenciais. Ainda assim, o Município entende que "a normalidade deve ser reposta e que os cidadãos não podem continuar a ser prejudicados".

De acordo com Sandra Ralha, “é preciso dar uma resposta digna e urgente”. Sandra Ralha garante que “a autarquia está em contacto diário com a CIM e com a Transdev, para que os seus munícipes sejam servidos”.