Prémio de Pintura Martins da Costa 2022

Prémio de Pintura Martins da Costa contou com mais de uma centena de concorrentes.

António Fernando Martins, Maria Vitória Correia e Pedro Santiago Lopes foram os grandes vencedores da edição de 2022 do Prémio de Pintura Martins da Costa, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Penacova, que, este ano, contou com mais de uma centena de concorrentes do continente e da ilha da Madeira.

Para além dos vencedores nos escalões de “Alunos do Ensino Superior Artístico e Artistas Plásticos em geral” (António Fernando Martins), “Público geral” (Maria Vitória Correia) e “Alunos de 3º ciclo” (Pedro Santiago Lopes), o júri do concurso, composto por dois familiares do pintor, por um representante da Câmara Municipal de Penacova e por um representante do Agrupamento de Escolas de Penacova, decidiu atribuir também menções honrosas a Jaqueline Ann Moys, Rita Guedes, Aline Welmer, Vitória Rocha e Leonor Batista Grilo.

“Foi porventura uma das edições do concurso mais disputadas, com maior qualidade e diversidade. Foi difícil escolher os melhores entre os melhores, mas essa dificuldade só veio reforçar a nossa convicção de que este evento é verdadeiramente importante e veio para ficar, porque a memória do ilustre Martins da Costa tem de ser perpetuada”, disse, aquando da entrega dos prémios, o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra.