Projeto “Letras Prá Vida” tem início em Penacova

Teve início na Biblioteca Municipal de Penacova, o projeto “Letras Prá Vida – Oficinas de Alfabetização de Adultos”, uma parceria estabelecida entre a Escola Superior de Educação, a Câmara Municipal e a Casa do Povo de Penacova. Este projeto, cujas oficinas de alfabetização de pessoas adultas se realizam às quartas-feiras, visa a dinamização de atividades de promoção da leitura e da escrita, baseadas nas necessidades quotidianas das pessoas, promovendo a literacia, e conta, neste momento com 30 pessoas inscritas.

Após a primeira sessão, percebeu-se a grande heterogeneidade dos participantes no projeto, já que o grupo inclui pessoas com diferentes níveis de literacia, desde as que não sabem ler nem escrever, às que tiveram que desistir da escola, permitindo igualmente perceber as inúmeras singularidades das suas vidas.

O Projeto “Letras Prá Vida” participa no Ciclo Temático de Alfabetização da Associação Portuguesa para Cultura e Educação Permanente e o seu caráter inovador, foi já reconhecido internacionalmente, tendo conquistado o Prémio Europeu GRUNDTVIG 2017, para a excelência em Educação de Adultos, promovido pela EAEA – European Association for the Education of Adults.