Protocolo estreita ligação entre Autarquia de Penacova, Fábrica da Igreja Paroquial de Lorvão e Penaparque 2 EM

O Mosteiro de Lorvão foi palco da assinatura de um Protocolo que visa estabelecer uma estreita colaboração entre o Município de Penacova, a Fábrica da Igreja Paroquial de Lorvão e a Penaparque 2 EM, tendo como objetivo uma maior promoção das visitas turísticas àquele espaço emblemático do concelho de Penacova. Os espaços contemplados nas visitas, que podem ser realizadas autonomamente ou com guia, são a Igreja (integrando o Coro e excetuando o Presbitério), a Sacristia, a Sala do Capítulo e a Sala do Tesouro, bem como a Quadra Claustral (Claustro do Silêncio).

João Azadinho, Vice-Presidente da autarquia e Vereador com o Pelouro da Cultura, salienta que “o Mosteiro de Lorvão é uma referência histórica e patrimonial no concelho de Penacova, estando classificado como Monumento Nacional desde 1910 (Decreto publicado no Diário do Governo nº 136 de 23-06-1910). O presente protocolo, vai ao encontro de uma melhor coordenação e consequente melhoria de gestão dos espaços emblemáticos do concelho, nomeadamente daqueles que são a porta de entrada para muitos turistas. João Azadinho, refere que “será a Penaparque 2 EM, entidade que já gere o Posto de Turismo Municipal e o Museu do Moinho Vitorino Nemésio, a gerir igualmente os espaços contemplados para visitas turísticas no Mosteiro de Lorvão, numa ótica de elemento aglutinador e facilitador das várias articulações que necessitam de existir entre os diversos espaços de visita abertos ao público no concelho.”