Proxim(IDADES) - Ação de Sensibilização sobre Furtos e Burlas

O Serviço de Ação Social em colaboração com a GNR - Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário e Destacamento Territorial de Coimbra tem um projeto intitulado Proxim(IDADES).

O Projeto acima referido é uma iniciativa que foi criada no dia 1 de outubro de 2021 (Dia Internacional do Idoso) com o Serviço de Ação Social e com a GNR - Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário e Destacamento Territorial de Coimbra.

Este projeto visa o acompanhamento e visitas à população idosa do concelho de Penacova, principalmente os que vivem mais afastados e/ou isolados dos centros populacionais ativos, numa estratégia de combate ao isolamento geográfico e social.

Os objetivos do projeto centram-se em garantir as condições de segurança e tranquilidade das pessoas idosas e alertar para situações de burla, sensibilizar para os maus tratos/negligência na 3ª idade, agravados pelo confinamento, bem como acompanhar a situação social e emocional dos seniores.

O Proxim(IDADES) é composto por quatro Guardas Nacional Republicanas (GNR) e pela Gerontóloga do Município de Penacova.

Atualmente já percorremos as freguesias de Penacova, Friúmes e Paradela da Cortiça ao dinamizarmos uma ação de sensibilização sobre Burlas e Furtos para idosos uma vez que tem havido vários assaltos nos últimos meses e pessoas “vigaristas”.

A próxima ação de sensibilização, de acordo com o já estabelecido com o Centro de Dia de Figueira de Lorvão e a Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, será no próximo dia 3 de novembro às 10h30 para os idosos do Centro de Dia e às 14h30 nas instalações da Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão para os idosos da comunidade.

O Proxim(IDADES) é uma mais valia para o concelho de Penacova, garantindo a segurança, proteção, o envelhecimento saudável e qualidade de vida dos seniores.