"Rebentos de Esperança"

O Município de Penacova assinalou, esta quarta-feira, 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, através de uma ação denominada “Rebentos de Esperança”.

A iniciativa consistiu na colocação de frases ditas por vítimas de violência doméstica, numa das árvores dos Paços do Concelho, em que cada frase, corresponde a uma denúncia de violência doméstica realizada no concelho de Penacova, no ano transato. Presente no ato simbólico, João Azadinho, Vice-Presidente da autarquia penacovense, salientou que “a problemática da violência doméstica infelizmente é uma realidade da nossa sociedade, e com estes pequenos gestos, tentamos mostrar e sensibilizar os nossos munícipes para que estes atos não ocorram, e para o caso de se ter conhecimento, tais comportamentos devem ser denunciados”.

Este projeto surge da parceria criada pela Rede Intermunicipal de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica – 6 em Rede (RIAVVD)- promovida pela Associação de Desenvolvimento Local Dueceira e constituída ainda pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Pampilhosa da Serra, Penacova e Vila Nova de Poiares. O referido projeto deu origem à criação de um Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica e de Violência de Género, proporcionando o atendimento, apoio, proteção e encaminhamento de vítimas, por parte de profissionais especializados, e de várias áreas de conhecimento.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres é assinalado anualmente a 25 de novembro, é uma responsabilidade de todos denunciar estes crimes, para o fazer deve contactar:

239 470 160 (GNR Penacova)

800 202 148 (Linha de Informação CIG)

3060 (Linha SMS)

112 (Linha de Emergência Nacional)

144 (Linha de Emergência Social)

116 111 (SOS Criança)

927 057 059 / 927 057 333 (Gabinete de Apoio à Vítima – Rede Intermunicipal de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica – 6 em Rede)

Ficar calado não é opção, denuncie.