Recolha de Dados de Apicultores – Combate e Controlo da Vespa Velutina 2020

Humberto José Baptista Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, dá conhecimento que o Serviço Municipal de Proteção Civil pretende recolher os dados dos apicultores registados, por forma a se unirem no combate e controlo da Vespa Velutina.

A recolha de dados será feita mediante o preenchimento de formulário, por duas vias: presencialmente nas instalações do Centro Municipal de Proteção Civil sito na rua da Eirinha, em Penacova; ou, via internet pelo preenchimento e envio do formulário que se anexa (drosa.smpc@gmail.pt ou pelo seguinte LINK).

A recolha de dados tem como principal objetivo georreferenciar e mapear os apiários, para que possam ser aplicadas medidas localizadas de redução da pressão predatória da vespa velutina. Este trabalho permitirá a criação de mapas com a distribuição espacial de possíveis zonas de concentração de vespas para que, efetivamente, se possam combater com uma estratégia bem definida e planeada. É crucial a cooperação e interajuda entre o Serviço Municipal de Proteção Civil e a população, em particular, os apicultores, não só pela vigilância relativamente ao aparecimento de vespas e ninhos, mas também pela partilha de conhecimentos.

Para conhecimento geral se publica o presente edital, que vai ser afixado nos locais públicos do costume.

Consulte AQUI o Edital