Reconquinho será a primeira praia fluvial do país a hastear a Bandeira Azul 2023

A praia fluvial do Reconquinho, no concelho de Penacova, vai ser a primeira praia de interior do país a hastear a Bandeira Azul este verão. A cerimónia oficial promovida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa vai acontecer a 15 de junho.

“Foi com enorme orgulho e satisfação que recebemos a notícia de ser a primeira praia fluvial do país a hastear o galardão Bandeira Azul no ano de 2023, numa clara demonstração do bom trabalho desenvolvido por todos, sejam eles executivos camarários, parceiros privados, operadores turísticos ou penacovenses na sua generalidade, no fundo, todos os que contribuem para levar o bom nome de Penacova, e neste caso concreto da Praia Fluvial do Reconquinho, por esse Portugal fora”, reagiu Magda Rodrigues, vice-presidente da câmara de Penacova.

A autarca participou, no Aquário Vasco da Gama, em Lisboa, na sessão que anunciou as praias que vão receber a Bandeira Azul.

Na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul 394 praias, distribuídas por 103 municípios, tendo Coruche e Montemor-o-Velho candidatado praias pela primeira vez.

Além da Bandeira Azul, o Reconquinho também vai hastear a Bandeira Acessível, galardão que recebe desde 2013, numa distinção igualmente reconhecida pela ABAE, e a Bandeira Qualidade de Ouro, atribuída desde 2016, sendo este galardão da responsabilidade da Quercus. Magda Rodrigues sublinhou ainda que “a qualidade das praias fluviais de Penacova, não se resume só ao Reconquinho, mas também ao Vimieiro, duas praias de excelência no nosso território”.

As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelo Norte (87, mais cinco do que no ano passado), Centro (47, menos três), Tejo (76, menos uma), Alentejo (39, menos uma), Algarve (85, menos uma), Açores (44, mais duas) e Madeira (16, igual ao ano passado).

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.