Rede Social de Penacova promove Matiné Dançante em Lorvão

No âmbito do Plano de Ação da Rede Social de Penacova, em parceria com o Centro Social e Paroquial de Lorvão, decorreu mais um evento “Matiné Dançante”, desta feita, em Lorvão.

A iniciativa esteve a cargo do Centro Social e Paroquial de Lorvão que cedeu as suas instalações, e contou com animação musical a cargo do grupo “Zé Pretos e Amigos” que entusiasmou os cerca de 150 idosos das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Penacova que participaram no evento.

Dançar na terceira idade não é só uma maneira divertida de mexer o corpo, habilidades como força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade, são também desenvolvidas, trazendo um maior bem-estar e saúde a esta faixa etária. Ao dançar, são vários os estímulos que os seniores desenvolvem, como por exemplo o simples facto de memorizar sequencialmente os passos a ter, bem como um aumento de concentração a fim de não invadir o espaço do parceiro. Para além disso, as experiências e sensações vividas no passado, vêm ao de cima ao ouvirem músicas que os remetem para a sua juventude.

Presente na iniciativa, a Vereadora da Ação Social e Educação do município de Penacova, Sandra Ralha, parabenizou o desenrolar destas iniciativas, agradecendo o empenho que as várias IPSS’s do concelho penacovense têm nestas atividades, que visam proporcionar alegria e sobretudo sorrisos à nossa população senior.