Relançamento da Economia Local em Penacova com mais de 850 mil euros para apoio ao emprego

A Câmara de Penacova e a AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego promoveram, neste Concelho, uma reunião com os promotores dos sete projetos de empresas de Penacova aprovados no âmbito do aviso “+CO3SO Emprego Interior” integrado no DLBC/Rural LEADER AD ELO. Os projetos de empresas de Penacova contam com um apoio superior a 850 mil euros financiados no âmbito do Fundo Social Europeu (CENTRO 2020).

A sessão de trabalho teve o objetivo de contextualizar os apoios e apresentar os procedimentos de gestão e implementação dos projetos que se encontram em execução, havendo oportunidade de troca de informações entre as diferentes empresas, criando-se assim sinergias locais. De salientar que as empresas aprovadas desenvolvem atividades na área do turismo (alojamento, restauração e serviços de animação turística), produção de produtos locais, serviços energéticos e outros ligados à construção civil.

Durante a reunião, em que ficou clara a necessidade de se encontrarem mecanismos de financiamento que possibilitem o apoio as estas empresas que são muito importantes num contexto de retoma da economia local, já que é uma evidência a inexistência de recursos para todos os projetos devido à sua procura elevada, Humberto Oliveira, Presidente da autarquia, salientou a importância destes projetos para a economia local, uma vez que representam os sectores básicos de suporte à sua consolidação, garantindo níveis de emprego fundamentais para os territórios rurais.

Na sua intervenção, Humberto Oliveira referiu igualmente que o Município tem vindo a desenvolver condições para a fixação desta tipologia de empresas no território, apoiando-as, nomeadamente na procura que fazem destes sistemas de apoio. Neste âmbito, Humberto Oliveira, destacou a importância dos Grupos de Ação Local que, numa lógica de proximidade possibilitam a aprovação dos projetos em consonância com as estratégias locais.

As empresas de Penacova que promoveram os 7 projetos aprovados no âmbito do aviso “+CO3SO Emprego Interior” integrado no DLBC/Rural LEADER AD ELO, são:

FUMEIRO DO MONDEGO, LDA

GET IT OUT - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS E FORMAÇÃO UNIPESSOAL LDA

LAVENDER TREASURES - UNIPESSOAL LDA

MEDRONHALVA, LDA

RELATOS & MEMÓRIAS LDA

RENINSTAL, UNIPESSOAL LDA

TRILHOS ENERGÉTICOS - SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS, UNIPESSOAL LDA