Serviço Municipal de Proteção Civil de Penacova apresenta projeto “Melhor Ordenamento Menos Risco”

A aldeia do Sanguinho, no concelho de Penacova, foi palco da apresentação do Projeto “Melhor Ordenamento Menos Risco”, um projeto pioneiro de desenvolvimento do conceito de anel de segurança, rede viária florestal e rede viária florestal prioritária.

Na presença de representantes dos Bombeiros Voluntários de Penacova, AGIF, GNR, ADESA, CIM-RC, entre outras entidades, Vasco Morais e Ricardo Torres, deram a conhecer a prioridade da autarquia na gestão florestal, planeamento, prevenção e combate a incêndios rurais. O conceito de anel de segurança foi desenvolvido no seio do Serviço Municipal de Proteção Civil de Penacova, tendo sido desenvolvida a experiência piloto na aldeia de Sanguinho, freguesia de Penacova. “Dar coerência à rede de caminhos florestais existentes, melhorar acessibilidades, aumentar a segurança no teatro de operações para operacionais e para as populações, reconverter a floresta dentro dos anéis, esse é o objetivo do Projeto” – refere Vasco Morais –, “um Projeto que ouviu e contou com a experiência de todos os colaboradores do Serviços Municipal de Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários de Penacova, dos moradores, da Junta de Freguesia de Penacova, entre outras entidades. Feita a experiência no Sanguinho percebemos que aproveitando a rede viária florestal existente, escolhendo as melhores alternativas, ouvindo os operacionais e as populações, conseguimos construir anéis de segurança adaptados à paisagem e sinalizados permitindo que numa ocorrência possamos todos estar mais seguros.”

Lembrando o incêndio de 2013 que assolou o concelho e, particularmente a aldeia do Sanguinho, na proximidade da qual se perderam quatro viaturas pertencentes a corporações de Bombeiros, duas delas da Corporação que comanda, António Simões, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova, saudou a Câmara Municipal de Penacova, por 25 anos depois de ter sido pioneira na criação da ADESA, ser mais uma vez pioneira e inovadora no desenvolvimento de um projeto de gestão, planeamento e prevenção no combate a incêndios rurais. “Um projeto que torna mais segura a aldeia do Sanguinho e que é apenas o início, mas é um objetivo do Município, um objetivo com estratégia, que esperamos ver replicada em muitas outras localidades.”

Salientando a necessidade imperiosa de reconversão da floresta, Humberto Oliveira, relembrou os incêndios de 2017 e as perdas que os mesmos acarretaram para as populações do concelho de Penacova, anunciando que o Projeto “Melhor Ordenamento Menos Risco” contempla para além da criação de anéis de segurança, a criação de um Regulamento de apoio aos proprietários de terrenos localizados dentro das faixas de gestão de combustível, que prevê o abate das espécies existentes e a preparação do terreno para a plantação de novas espécies mais resilientes como o olival ou o castanheiro, por exemplo. “O nosso objetivo é trabalhar em parceria com os proprietários dos terrenos, permitindo-lhes valorizar as suas propriedades, geri-las de acordo com a legislação em vigor mas, obter também algum benefício, que permita alavancar a economia rural. Este é um projeto inovador em tudo, até nos números. Os recursos humanos são do município, as máquinas são alocadas à ADESA, o investimento previsto é de cerca de € 40.000/ano. Os Serviços Municipais de Proteção Civil em parceria com os Bombeiros Voluntários de Penacova e as Juntas de Freguesia estão no terreno e agora que o anel do Sanguinho está terminado, avançamos para a freguesia de Carvalho. Demos o primeiro passo, mas este é um trabalho que não tem fim, não tem prazo, fizemos previsões de custos a dez anos, mas eu diria que daqui a cem quem cá estiver continuará a fazer anéis de segurança nas nossas aldeias e a mantê-los.”