Sessão Plenária do CLAS e Apresentção Pública do Diagnóstico Social

No dia 31 de julho de 2019, pelas 9h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova realizou-se a sessão Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS), que teve como ponto de interesse a análise e votação do Relatório de Atividades de 2018 e Plano de Ação para 2019, apresentado pela Equipa Técnica e Núcleo Executivo da Rede Social de Penacova.

Seguidamente, pelas 10h30, deu-se início à apresentação pública do Diagnóstico Social, aprovado por unanimidade no Plenário do CLAS a 8 de maio de 2019, com a presença da Sr.ª Vereadora da Ação Social, Drª Sandra Ralha, a Diretora do Núcleo de Intervenção Social do Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Socia, Drª Ana Maria Carvalho e pelo Dr. Luís Francisco, coordenador do CLDS 4 G.

A Sr.ª Vereadora de Ação Social, Drª Sandra Ralha iniciou a sessão dando as boas vindas e agradecendo a disponibilidade de todas as entidades parceiras a presença no referido evento, elogiando o apoio, dedicação e contributo de todas entidades e equipa técnica na concretização do Diagnóstico Social.

A apresentação do Diagnóstico Social esteve a cargo do Dr. Luís Francisco, que expôs conteúdo e estrutura que constituem o referido documento, nomeadamente numa primeira parte: o enquadramento geral do programa da Rede Social ao nível nacional e local e a caraterização do concelho de Penacova. Na segunda parte é realizada uma leitura da realidade por áreas de intervenção (família, educação, emprego e formação profissional, saúde, habitação, mobilidade e transportes, cultura, turismo, desporto e ambiente, envelhecimento, emigração, calamidades naturais), seguida de uma terceira parte que aborda as entidades e respostas sociais existentes. O documento termina com uma análise crítica global do concelho e com as prioridades de ação para o Plano de Desenvolvimento Social (2019-2021).

No final da apresentação pública do Diagnóstico Social, a Dr.ª Ana Maria Carvalho reforçou a relevância de concretização dos documentos estratégicos da Rede Social, nomeadamente o Diagnóstico Social para a definição e realização de projetos de desenvolvimento social, bem como a importância do trabalho em rede com vista a sociedade mais justa e inclusiva.

O encerramento da apresentação pública do Diagnóstico Social contou com um momento musical proporcionado pelo professor José Paulo e do seu aluno João, da Escola de Artes de Penacova.