Estudo Geológico e Geotécnico, Instrumentação e Monitorização - Cemitério da Carvoeira

Estudo Geológico e Geotécnico, Instrumentação e Monitorização - Cemitério da Carvoeira

A obra pretende que se leve a cabo um conjunto de trabalhos de prospeção mecânica, instrumentação e monitorização, para o estudo do solo de fundação e análise das infraestruturas existente na área alvo de estudo, local onde foi verificado um conjunto de fenómenos de instabilidade, nomeadamente ao nível de abatimentos e fissuras de vias de circulação, muros e pavimentos do Cemitério, entre outras infraestruturas.

Após análise global, decidiu-se proceder às seguintes fases:

1.ª Fase – Realização do levantamento topográfico da área de intervenção, com a instalação de alvos topográficos para posterior monitorização topográfica e implantação dos pontos de prospeção mecânica no terreno.

2.ª Fase – Realização do levantamento das anomalias existentes nos taludes, muros do Cemitério, vias de circulação e caminhos de acesso. Inspeção visual dos taludes existentes na área de intervenção, instalação de fissurómetros e caraterização macroscópica das anomalias existentes. Cartografia geológica de superfície através de caraterização macroscópica dos taludes existentes na área de intervenção.

3.ª Fase – Realização dos trabalhos de prospeção mecânica e instalação de piezómetros, incluindo a leitura do nível freático nos respetivos instrumentos de medição (piezómetros).

4.ª Fase – Elaboração de relatório com a apresentação dos trabalhos realizados e resultados obtidos.

A obra decorre no âmbito da “Estudo geológico e Geotécnico, Instrumentação e Monitorização - Cemitério da Carvoeira”, na Freguesia de Penacova, com um investimento global contratualizado de 12.780,00€ à empresa “Açorgeo – Sociedade de Estudos Geotécnicos, Lda”.