Penacova Projeto de Geminação considerado “Um caso nacional bem-sucedido”

O programa de geminação “Penacova e Cistierna: conhecer o passado para debater o futuro”, desenvolvido pelo Município de Penacova em parceria com o Ayuntamiento de Cistierna, Espanha, foi apresentado ontem em sessão pública organizada pelo Centro de Informação Europe Direct de Aveiro e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, por se tratar de um exemplo nacional de sucesso na implementação de um projeto ao Programa Europa para os Cidadãos.

Nesta sessão, que teve como objetivo motivar os potenciais candidatos a projetos no domínio do programa Europa para os Cidadãos e contribuir para o esclarecimento de dúvidas, foi também apresentado o projeto YOU2_TELL_EU – Laboratório Europeu de Storytelling, que teve como parceiro português o CEDEPE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade da Universidade do Porto.

O programa de geminação “Penacova e Cistierna: conhecer o passado para debater o futuro” decorreu no Município de Penacova entre 15 e 22 de julho de 2017 e contou com a participação direta de um grupo de 49 jovens e adultos espanhóis e com envolvimento da Escola de Artes de Penacova, Junta de Freguesia de Lorvão, Paróquia de Lorvão, EBI de São Pedro de Alva, bem como de grupos etnográficos, grupos de música e cantares tradicionais e ainda grupos corais do concelho. O programa consistiu na realização de workshops e palestras sobre temas relacionados com a música, história e com a União Europeia, bem como atividades lúdicas, culturais e sociais. Incluiu ainda visitas a sítios de património, como sejam o Mosteiro de Lorvão e o Museu do Moinho, mas também atividades de desporto e aventura nas praias fluviais do Vimieiro e Reconquinho.

O projeto “Penacova e Cistierna: conhecer o passado para debater o futuro”

foi alvo de uma candidatura ao Programa “Europa para os Cidadãos”, gerido pela Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura, tendo recebido um cofinanciamento de 7500 euros.