20 dizer a palavra com cor, corpo e alma, na Biblioteca Municipal de Penacova

A Rede de Bibliotecas de Penacova promoveu na Biblioteca Municipal o espetáculo “20 dizer”, pela companhia Trigo Limpo Teatro Acert, a que assistiram os alunos que frequentam o ensino secundário no Agrupamento de Escolas de Penacova.

Este é um espetáculo poderoso, em que a partir de textos poéticos originais e de autores de muitas geografias e sentidos, José Rui Martins e Luísa Vieira partilham o palco num exercício de comunicação, explorando a musicalidade da palavra e a simplicidade de dar voz a seduções emotivas. Uma oportunidade para certificar o sábio pensamento de Millôr Fernandes: «Entre o riso e a lágrima há apenas o nariz.»

“Tão depressa estamos no calor sensual do Brasil, como na quente África, como também no Portugal do povo. A leitura poética voa em múltiplas geografias com sonoridades que a embalam e impacientam. A boa disposição, entremeada com a eloquência, a tenacidade e a singeleza, fazem deste um espetáculo da portugalidade. Impressionam as palavras, e impressionam quando tantas são tão rapidamente soltas e engrenam na seguinte sem esquecer a importância da anterior.”