38 refugiados ucranianos já instalados em Penacova - Algumas crianças já frequentam escolas do concelho

O Município de Penacova já acolheu e está a apoiar, até ao momento, 38 refugiados ucranianos. Vinte crianças - algumas já a frequentar escolas no concelho -, 18 mulheres e três homens vivem ou em casas cedidas por munícipes ou temporariamente num centro paroquial e recebem o apoio diário da comunidade, que lhes assegura refeições, roupas, medicamentos e ajuda na resolução de problemas burocráticos, bem como na procura de emprego.

“As pessoas de Penacova, as instituições particulares de solidariedade social e outras associações locais, as empresas, escolas, bombeiros, unidades de saúde, juntas de freguesia, voluntários e funcionários municipais têm sido absolutamente inexcedíveis, incansáveis. Nunca regateiam esforços. Estamos, todos unidos, perante tamanha adversidade na vida destas pessoas que fugiram da guerra, a receber e a dar uma grande lição de vida”, afirma, com emoção, o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra.

O vereador da Ação Social, Carlos Sousa, apela aos munícipes para continuarem nesta "boa e exemplar onda de solidariedade” e, nesse sentido, inscreverem mais casas, que porventura tenham disponíveis, na “Bolsa de Senhorios Solidários”, que a Câmara de Penacova criou para, a partir dela, ceder habitações às vítimas da guerra na Ucrânia. “Ainda temos algumas famílias a precisar de uma casa, de modo a libertarmos a residência temporária instalada na Casa Paroquial de Figueira de Lorvão, e estamos a contar receber mais refugiados”, salienta o vereador.

Recorde-se que algumas das crianças ucranianas acolhidas em Penacova, com idades compreendidas entre 1 e 14 anos, já frequentam as escolas do concelho, no caso, as de Friúmes e Gavinhos.

Alguns dos homens (entre 27 e 43 anos) e mulheres (entre 28 e 61 anos) ou já estão a trabalhar ou ativamente à procura de emprego, com a ajuda dos serviços de ação social da Câmara Municipal e/ou dos “padrinhos”, que são munícipes que se disponibilizaram para, de forma mais personalizada, acompanhar uma família específica.