Ação de Formação da Vespa Velutina em Penacova

O Município de Penacova e a ASSOCIAÇÃO NATIVA - NATUREZA, INVASORAS E VALORIZAÇÃO AMBIENTAL promoveram uma ação de formação sobre a Vespa Velutina – Métodos de controlo e de sobrevivência de colmeias, no passado dia 30 de junho de 2018.

Destinada a Apicultores e população em geral, a ação contou com a presença de técnicos da Associação NATIVA (Marco Portocarrero e Miguel Maia), que abordaram temas como a história da Vespa, como entrou em Portugal, a sua relação com o maneio apícola e ainda os métodos de combate à espécie e as formas de extermínio dos seus ninhos.

 A realização destas ações são de extrema importância, na medida em que permitem alertar os apicultores e a população em geral para os perigos desta espécie invasora, e para o impacto na produção de mel e derivados, que tanto prejuízo têm trazido para as explorações apícolas do concelho e da região. Salienta-se o esforço que o Município de Penacova, através do serviço municipal de proteção civil, tem desenvolvido na exterminação dos ninhos, bem como na colocação de armadilhas para captura de vespas fundadoras, de forma a conter esta praga e a minimizar o seu impacto.