ALERTA DE RISCO MÁXIMO DE INCÊNDIO RURAL para o concelho de Penacova nos dias 03, 04 e 05 de setembro

Restrições DENTRO do Período Crítico associadas à Classe de Risco de Incêndio Rural:

⛔️É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados e queimadas extensivas.

⛔️É PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores é proibido em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

⛔️É PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

⛔️É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

⛔️É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

⛔️É PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

⛔️É OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.