Alunos fazem armadilhas para combater vespa asiática

O Serviço Municipal de Proteção Civil promoveu junto dos alunos do 4º ano do ensino básico de Penacova ações de sensibilização sobre a vespa velutina, também conhecida por vespa asiática.

Os alunos foram desafiados a elaborar e a decorar armadilhas. Esta é uma das estratégias que tem vindo a ser posta em prática, para sensibilizar a comunidade escolar para esta problemática.

Nesta ação foram elaboradas cem armadilhas, que fazem parte de um conjunto de quatro centenas que começaram a ser instaladas em diversos pontos do concelho.

A montagem de armadilhas é um dos métodos mais eficazes para evitar a proliferação da vespa asiática, sendo escolhidos dois períodos de captura: de fevereiro a maio, capturar as fundadoras que deixam o período de hibernação, impedindo a criação de mais ninhos, e de junho a novembro, a captura das obreiras predadoras que atacam as abelhas para alimentar as suas larvas.

A acompanhar as ações nas escolas, estiveram presentes o vereador da educação, Carlos Sousa e o coordenador municipal da proteção civil, Vasco Morais.