Apresentação Oficial do Festival da Lampreia de Penacova 2019

Decorreu esta tarde, junto à Praia Fluvial do Reconquinho, a apresentação oficial do Festival da Lampreia de Penacova 2019, que decorrerá nos próximos dias 22, 23 e 24 de fevereiro.

Durante os três dias do Festival, os apreciadores de Lampreia, poderão degustar o Arroz de Lampreia à Moda de Penacova, prato tradicional da gastronomia penacovense, a um preço mais baixo do que o praticado durante a Época e, igualmente, deliciar-se com a doçaria conventual, pastéis de Lorvão ou nevadas de Penacova, oferecidas pelo Município de Penacova durante o Festival, como sobremesa aos comensais de lampreia.

Boa Viagem (Porto da Raiva), Côta d’Azenha (Azenha do Rio), Hotel Rural Quinta da Conchada (Travanca do Mondego), Leitão do Aires (Espinheira), Mondego (Porto da Raiva), O Cantinho (Penacova), O Casimiro (Silveirinho), O Cortiço (Cavadinha), O Relvão (S. Pedro de Alva), Panorâmico (Penacova), Piscinas Restaurante Bar (Penacova) e Portas da Serra (Espinheira) são os doze restaurantes que este ano aderem ao Festival e que, desde que a Época abriu, dão especial destaque À Lampreia nas suas ementas. Este ano o Festival volta a contar com um parceiro estratégico, a Quinta da Mata Fidalga, marca oficial que estará à mesa dos Restaurantes aderentes.

Humberto Oliveira, presidente do município de Penacova, enalteceu “o empenho dos restaurantes aderentes na realização do Festival da Lampreia e na qualidade da sua confeção, neste que é um dos mais importantes cartões-de-visita do concelho”, destacou o edil.

Apresentou ainda, em parceria com os restaurantes aderentes, um plano estruturado para receber os turistas, alargando o convite aos apreciadores de lampreia para além deste fim-de-semana, oferecendo-lhes, durante o Festival, um passaporte para percorrerem o “Roteiro do Arista”, deixando o repto para que “no próximo fim-de-semana aproveitem para vir ao Festival da Lampreia de Penacova e deliciem-se não só à mesa, pela qualidade dos nossos restaurantes e pela forma como preparam o famoso Arroz de Lampreia à Moda de Penacova, mas também para se perderem nos encantos paisagísticos com que a natureza brindou estas terras. Aproveite e perca-se por entre os 8 locais que fazem parte do Roteiro do Arista, moinhos, praias fluviais, miradouros, fornos da Cal e um Mosteiro secular”.