Câmara adquire terreno para construção do Centro Educativo de Figueira de Lorvão

A Câmara Municipal de Penacova adquiriu um terreno no centro da Freguesia de Figueira de Lorvão, com aproximadamente 37.000 m2 pelo valor de 185.000,00 euros, onde pretende, numa primeira fase, construir o novo Centro Educativo de Figueira de Lorvão. A construção da nova escola de Figueira de Lorvão não estava prevista em 2008, visto que à data todas as escolas da freguesia já se encontravam fechadas e os alunos tinham sido deslocados para o atual edifício, beneficiando de algumas melhorias e reparações pontuais.

Como esclarece Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova, “desde 2009 que a Câmara assumiu a Educação como um dos seus objetivos basilares, ponderando o investimento em estabelecimentos de ensino novos, como aconteceu em Penacova e em Lorvão, e também em melhorias noutros estabelecimentos, como Aveleira, Figueira de Lorvão e Sazes do Lorvão, etc.”. De acordo com o autarca, “nesta fase, para podermos estrategicamente fechar a rede de edifícios escolares no Concelho, falta dotar a freguesia de Figueira de Lorvão de um estabelecimento de grande nível, visto que as atuais instalações onde funciona o 1º ciclo do ensino básico já não respondem às necessidades da comunidade escolar, no que respeita ao próprio edifício, recreio, estacionamento exterior e envolvente próxima onde funcionam umas bombas de combustível”. Além desses fatores, o edifício do Jardim de Infância de Figueira de Lorvão não se localiza no mesmo sítio da EB1 causando transtornos e dificuldades principalmente aos pais que têm filhos nos dois estabelecimentos de ensino e têm de os deixar à mesma hora, assim como aos transportes escolares da Câmara Municipal.

Como vem explicar João Azadinho, vereador com a tutela da Educação, “a construção da nova escola junto ao atual Jardim-de-infância permite que o estabelecimento de ensino funcione numa lógica de Centro Educativo, onde os alunos dos dois níveis de ensino poderão usufruir de espaços comuns como o ginásio, campos de jogos, biblioteca, refeitório e sala de atividades”.

O projeto para o Centro Educativo de Figueira de Lorvão encontra-se concluído, estando o Município de Penacova a aguardar pelos pareceres em falta e que agora já podem ser solicitados dado que o terreno onde está implantado do atual Jardim de Infância, construído em 2002 pelo anterior Executivo Municipal, foi recentemente registado a favor do Município de Penacova. Como assegura Humberto Oliveira, “o Município de Penacova irá candidatar a construção do referido Centro Educativo a fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020, na linha Desenvolvimento das Infraestruturas de formação e ensino, que terá um investimento total de aproximadamente 1.500.000,00 euros.

Apesar de o terreno em causa ter sido adquirido com a finalidade primeira da construção do novo Centro Educativo de Figueira de Lorvão, a sua localização no centro da freguesia e próximo de várias infraestruturas, como é o caso do Centro de Bem Estar da Freguesia de Figueira de Lorvão, APPACDM, Extensão de Saúde, Junta de Freguesia, Igreja, Casa Paroquial, Salas de Catequese e Sede dos escuteiros, permitirá uma capacidade de crescimento da freguesia e um acréscimo considerável de qualidade de vida para os habitantes, pois a sua ampla área permitirá uma nova centralidade e, no futuro, salvaguardar a expansão dos serviços ali instalados, bem como um amplo espaço verde para as mais variadas atividades que ficará ao dispor das populações e das suas forças vivas, atraindo mais habitantes e investimento.