CÂMARA DESATA NÓ DO HOTEL DE PENACOVA

O hotel de Penacova, encerrado desde 2010, foi adquirido pelo grupo Vila Galé. O edifício que apresentava elevado grau de degradação, dará lugar a uma unidade de quatro estrelas e integrará o portfolio de um dos principais grupos hoteleiros portugueses.

O presidente da câmara, Álvaro Coimbra considera que este é um projeto que terá um grande impacto na economia local –“desde já através da criação de emprego, mas também pelo impacto que criará nas atividades ligadas ao turismo e até enquanto dinamizador de novos negócios. Além disso trará uma nova dinâmica ao centro histórico da vila. Será, sem sombra de dúvidas, um dos maiores investimentos privados no município dos últimos anos”.

Para Álvaro Coimbra, o papel da autarquia foi decisivo para o desfecho deste processo – “fomos proactivos e entregámos ao banco que negociava o imóvel, um investidor com créditos firmados no setor do turismo. Não ficámos à espera que surgisse um interessado.”

A futura unidade hoteleira vai integrar o antigo hospital de Penacova, edifício que estava sem utilização há várias décadas – “é importante sublinhar a abertura demonstrada pela Misericórdia em negociar o imóvel e ter compreendido a importância deste investimento. A aquisição do antigo hospital foi fundamental, para o aumento da capacidade de alojamento do futuro hotel.”

A chegada da marca Vila Galé a Penacova é o reconhecimento do potencial turístico deste território, destaca Álvaro Coimbra – “as estatísticas oficiais, com uma subida acentuada de dormidas em 2023, especialmente nos meses de verão, são o resultado do bom trabalho que temos feito na promoção de Penacova. Às quase cinco dezenas de alojamentos que temos no concelho faltava uma unidade hoteleira desta dimensão que vai ajudar a projetar ainda mais Penacova.”

Por último, o autarca deixa um palavra de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo grupo hoteleiro, liderado por Jorge Rebelo de Almeida – “o grupo Vila Galé tem investido no interior do país e é um exemplo a seguir. Basta olhar para as unidades já a funcionar, desde Tomar a Alter do Chão, passando por Miranda do Douro, ainda em projeto, entre outras. Isto sim é contribuir para a coesão territorial e para a valorização do interior do país, sempre tão esquecido.”

O grupo Vila Galé é atualmente responsável pela gestão de mais de quarenta unidades hoteleiras em Portugal, no Brasil, Cuba e Espanha.