Câmara Municipal de Penacova aprovou financiamento extraordinário a distribuir pelas IPSS’s do concelho

A Câmara Municipal de Penacova continua a implementar várias medidas de combate ao Covid-19. Considerando a situação excecional que o país, e o mundo atravessam, é necessário prestar acima de tudo mais e melhor apoio às pessoas mais necessitadas e carenciadas.

Deste modo, a autarquia sublinha que têm sido entregues, e continuarão a ser, vários EPI’s nas IPSS’s do Concelho, pois “o papel que representam, ao se deslocarem diariamente para a prestação de cuidados de saúde, higiene, entre tantos outros, é de ainda maior importância nos dias que correm, tornando-se imperativo ajudar estes parceiros de extrema importância no suporte social a famílias e grupos de risco, como o transporte das refeições feito diariamente, medicamentos e mesmo o combate ao isolamento”.

Assim sendo, o executivo da autarquia aprovou na reunião de câmara da última sexta-feira, uma proposta de um protocolo de apoio a estas entidades que têm feito um trabalho excecional aos utentes do Município de Penacova, sendo atribuído para efeitos das referidas deslocações um apoio financeiro, referente ao abastecimento de combustível das viaturas utilizadas no apoio domiciliário dentro da área do concelho de Penacova.

Este apoio financeiro será feito mediante a apresentação de fatura, onde constem os elementos identificativos da viatura, e atendendo à urgência da situação, podem ser efetuados adiantamentos do valor atribuído pelo município, até um máximo de 50% de forma a assegurar que os serviços possam ser prestados de forma célere e que correspondam às necessidades dos Munícipes. Realce ainda que o protocolo vigorará pelo prazo em que se mantiver esta situação de estado de emergência, que consequentemente levou ao aumento da necessidade de apoio domiciliário aos utentes.

A Autarquia continuará a trabalhar em parceria com as diversas Entidades do Concelho, procurando sempre atenuar, dentro das suas possibilidades e obrigatoriedades, as carências que vão aparecendo, e em caso de necessidade de evacuação de alguma instituição, a autarquia refere que está preparada para o sucedido e tem locais identificados para acolher os utentes afetados.