Climagir viaja pela região em veículo elétrico e planta sobreiros em Penacova

Reciclar ou usar materiais reciclados, usar energias renováveis, poupar água, andar mais a pé ou de bicicleta, reduzir o desperdício e a utilização de plásticos são alguns dos comportamentos que o projeto de comunicação e sensibilização para as alterações climáticas, da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, levou às crianças em idade escolar do Concelho de Penacova, na primeira ação do ano.

A ação em Penacova ficou marcada por uma sessão de Plantação, com a participação de 60 alunos da EBA- Escola Profissional Beira Aguieira, que plantaram 162 sobreiros, na Serra da Atalhada.

O ClimAgir esteve também em Vila Nova de Poiares, nos Centros Escolares de Santo André, São Miguel e Arrifana e na EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, num total de 13 turmas e 240 alunos. Mais de 170 sobreiros foram distribuídos a alunos e professores, tendo sido quatro sobreiros plantados na Escola Daniel de Matos, também no âmbito do projeto escolar local Floresta Pedagógica, que consiste na plantação de árvores autóctones no recinto escolar identificando-as por regiões de Portugal.

Esta semana, de 21 a 24 de janeiro, o ClimAgir está a percorrer o Município da Mealhada com a viatura 100 por cento elétrica, dando o exemplo de boas práticas ambientais.

O ClimAgir surge como uma das medidas específicas previstas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), documento estruturante que contempla o conhecimento das especificidades setoriais (Agricultura, Alimentação, Florestas, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Estuários e Zonas Costeiras, Infraestruturas e Energia, Turismo e Saúde Humana), avaliação da vulnerabilidade atual e futura às alterações climáticas e identificação, definição e priorização de medidas de adaptação específicas para o território da CIM Região de Coimbra.

O ClimAgir é executado no âmbito da candidatura “Reforço das Capacidades de Adaptação às Alterações Climáticas – Ações de Comunicação e Sensibilização na CIM-RC”, financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão.