Duas centenas “reviveram” as vésperas da Batalha do Bussaco

Os Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova uniram-se numa caminhada que relembrou a madrugada que antecedeu a histórica batalha contra as tropas francesas em 1810.

Foram cerca de duas centenas de pessoas, provenientes maioritariamente dos concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova, que fizeram parte do passeio noturno encenado, no passado sábado, um dos pontos altos das comemorações dos 207 anos da Batalha do Bussaco. O Posto de Comando de Wellington, Obelisco (Monumento dedicado à Batalha) e os Moinhos de Sula e de Moura foram os principais pontos de uma caminhada constituída por cerca de oito quilómetros.

As encostas da Serra do Bussaco, na noite do dia 23 de Setembro, voltaram a transformar-se num campo de batalha, que opôs, tal como há mais de 200 anos, os exércitos luso-inglês e francês. Os participantes recuaram assim, até 1810, através de pequenas encenações e efeitos de luz e som, numa recriação que teve a colaboração do Grupo de Reconstituição História do Município de Almeida (GRHMA), numa organização conjunta dos Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova.