Gondelim recebeu primeira etapa do “Aldeia em Festa”

A aldeia de Gondelim, na freguesia de Penacova, foi a primeira a receber a edição 2023 do programa cultural “Aldeia em Festa", promovido pelo município de Penacova.

O Largo do Chorão foi o local escolhido para instalar o mercadinho e o palco onde atuou o rancho folclórico da Casa do Povo de São Pedro de Alva. O ano passado, a iniciativa que pretende descentralizar a oferta cultural por todas as aldeias do concelho foi muito bem acolhida pela população. Os espetáculos, sempre com grupos e artistas oriundos do concelho são enriquecidos, na edição deste ano, com um mercadinho informal, sobretudo, de produtos da terra.

“Para além das festas populares, maioritariamente em agosto, e dos convívios promovidos pelas associações locais, que continuam a ter um papel agregador nestas pequenas comunidades, a oferta cultural nestas aldeias é reduzida. Esta iniciativa pretende contrariar um pouco isso, dar a conhecer os grupos do concelho e, ao mesmo tempo, aqueles produtos mais caseiros como os enchidos, o pão, as compotas, as hortícolas, de cada aldeia”, explicou Álvaro Coimbra, presidente da autarquia.

O “Aldeia em Festa” decorre entre maio e setembro e conta a colaboração das juntas, uniões de freguesia e várias associações e grupos locais. No próximo dia 21 de maio, será a vez de São Paio de Mondego, onde atuará o rancho folclórico “Rosinhas de Agrêlo”.

Rebordosa (maio), Palheiros (junho), Paradela da Cortiça e Travanca do Mondego (julho), Monte Redondo e Carvalho (setembro) completam o calendário do “Aldeia em Festa”.