Implantação da República marcada em Penacova pela Assinatura de Acordo de Colaboração entre o município e o CEIS20

O Município de Penacova assinalou hoje, os 108 anos da Implantação da República, com a assinatura de um Acordo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Penacova e o CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra, que se fez representar nesta cerimónia pelo seu Coordenador, Prof. Doutor António Rochette.

Antecedido pelas cerimónias protocolares do hastear da bandeira ao som do Hino Nacional e a tradicional deposição de coroa de flores no busto de António Jose de Almeida, a assinatura deste Acordo de Colaboração, tem como base um trabalho conjunto entre as duas entidades, o município e o CEIS20, que prepara as Comemorações, em 2019, do centenário da eleição de António José de Almeida para Presidente da Republica.

A presidir a Cerimónia, Humberto Oliveira e Pedro Coimbra, destacaram em uníssono a importância histórica desta figura emblemática da Primeira República e os vários passos que, desde 2010, têm sido dados pela autarquia, no sentido de preservar a memória da República, de António José de Almeida e do concelho de Penacova. Destacaram, entre outros momentos, a importância do acordo colaboração, anteriormente assinado com o CEIS20, no âmbito das comemorações do centenário da República (2010), bem  como a aquisição pelo município, em 2004, da casa de António José de Almeida, localizada em Vale da Vinha.

É aí, em Vale da Vinha que, o município, em estreita colaboração com o CEIS20, anunciou hoje, Humberto Oliveira, criará o Museu da República António José de Almeida, um espaço que, em paralelo com o Museu do Mosteiro de Lorvão e a Casa das Artes, potenciará a oferta cultural do concelho, num objetivo maior que é o de torna-lo mais atrativo quer aos seus visitantes, quer mesmo a quem aqui se pretende fixar.

A cerimónia culminou com um momento musical protagonizado pela Escola de Artes de Penacova.