Investimento de um milhão de euros na reabilitação de infraestruturas afetadas pelos incêndios de 2017 em Penacova

Encontram-se em fase final de execução os trabalhos de reabilitação das infraestruturas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017. São cinco as empreitadas que, neste momento, se encontram nesta fase: a que liga os troços da Aguieira/Tojeira, Arroteia/Carvalhal e Laborins/Hombres num valor total de 315.012,16€, adjudicada à empresa Socitop Unipessoal, Lda; a que engloba os troços entre Relvão/Túnel, Lufreu/Peixoto, Cavaleiro/São Pedro de Alva, Paradela/Cortiça, Vimieiro/Paradela da Cortiça, Vimieiro/Carregal de Friúmes, Depósito de Vale Maior/Serra da Atalhada e Riba de Cima, num valor global de adjudicação de 346.741,14€ à empresa Socitop Unipessoal, Lda. Em curso, encontram-se igualmente as empreitadas de Vale do Meio, adjudicada à empresa Civibérica: Construção Civil | Obras Públicas e Privadas, pelo valor de 327.970,25€ e da Sede do Agrupamento dos Escuteiros – Hombres, entregue à empresa Carlos Flórido & Filhos, Lda com o valor de adjudicação de 34.995,10€. Encontram-se igualmente a decorrer trabalhos de revestimento interior, pinturas, bem como reparação da rede de águas e esgotos, empreitada adjudicada à Sociedade de Construções Laboriense, Lda no valor global de 28.215,11€.

Os trabalhos contemplados nas empreitadas que se encontram a decorrer visam criar melhores condições de segurança, novas pavimentações, marcações rodoviárias, colocação de sinalização vertical e guardas metálicas de proteção, substituindo o que foi destruído pelas elevadas temperaturas do incêndio. A reposição das camadas de pavimentação, vem garantir maior estabilidade das faixas de rodagem, fragilizadas pela passagem da maquinaria pesada utilizada no combate ao incêndio, depois de sujeitas a elevadas temperaturas, e a reparação de elementos de drenagem, para reverter a degradação e a instabilidade dos taludes e muros de suporte das vias municipais.

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, salienta que todas as empreitadas são comparticipadas pelo Fundo de Solidariedade da União Europeia, sublinhando a importância de restabelecer as condições normais de circulação, numa zona do concelho que foi severamente afetada pelos incêndios. De acordo com o autarca, “em 2017 perdemos muita coisa, perdemos casas, equipamentos, sofremos danos irreversíveis e irreparáveis, mas perdemos, sobretudo, o que mais nos importa, vidas humanas, que não podemos recuperar. Podemos, no entanto, continuar a esforçar-nos todos os dias para repor a normalidade, para minorar as lembranças e estamos certos que, este restabelecimento das condições normais de circulação contribuirá para a valorização do território e o maior bem-estar das populações afetadas”.