Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Penacova - Humberto Oliveira

Minhas Amigas,

Meus Amigos,

Vivemos dias difíceis. A semana que passou foi longa, muito longa e difícil, e as próximas poderão não ser melhores. Temos que estar preparados e é para isso que estamos, todos os dias, a trabalhar. Para, o melhor preparados possível, enfrentarmos as dificuldades que se nos apresentam neste momento de incógnita.

Hoje, dia 22 de março, há hora que vos escrevo esta mensagem e apesar de alguns boatos que, por aqui se vão ouvindo, não há ainda nenhum caso confirmado de COVID 19 em cidadãos do nosso concelho. Mas se ainda não existe nenhum caso confirmado, não quer isso dizer que não venha a haver. A experiência de outros avisa-nos que não devemos baixar os braços. E não baixar os braços, neste momento, significa apenas isto: FICAR EM CASA. Sem pânico, porque FICAR EM CASA é, agora, a melhor forma de nos protegermos, de protegermos os nossos, de protegermos os outros. Os nossos filhos, os nossos pais, os nossos avós, os nossos vizinhos.

E, é por isso que, ao mesmo tempo que Vos peço que FIQUEM EM CASA, peço também a todos os que estão fora, em trabalho ou em viagem que, se puderem, ADIEM O VOSSO REGRESSO A CASA. Eu também tenho familiares e amigos fora de Portugal. Eu também sei o que custa ter saudade, estar preocupado, estar longe. Mas, acreditem, que o melhor que podemos fazer pelos nossos, é protegê-los. Por isso, se não pode adiar o seu regresso, então, pelos seus e por si, quando chegar a casa, isole-se e cumpra uma quarentena de 14 dias. Evitando o contacto direto, estará a proteger-se e a protegê-los.

Durante as últimas semanas e, antecipando o cenário que, infelizmente, estamos a viver, tenho vindo a reunir com um conjunto vasto de pessoas e entidades, quer a nível local, quer regional. Autoridade Nacional da Proteção Civil (Comando Distrital de Coimbra), Bombeiros Voluntários de Penacova, Administração Regional de Saúde do Centro/Centro de Saúde de Penacova, Guarda Nacional Republicana, Juntas/Uniões de Freguesia, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), IPSS’s, Empresas. Ouvimos, colocámos questões, trocámos experiências, delineámos, em conjunto, estratégias. Todos, com o mesmo espírito: preocupados, mas confiantes. E, é por isso que, juntos, no terreno estamos a colocar em prática um conjunto de medidas que visam reduzir o risco e proteger-nos. Proteger-nos, a todos, sim, mas, em particular, aos nossos idosos, aqueles que hoje mais precisam que os ajudemos a não sair de casa, facilitando-lhes, por exemplo, o acesso a bens essenciais e aos serviços de saúde.

Todos somos importantes, todos damos o nosso melhor, mesmo quando o nosso melhor é FICAR EM CASA. Mas hoje, as minhas palavras são também de gratidão. Gratidão aos que FICAM EM CASA e gratidão a todos quantos têm que sair de casa, todos os dias, para dar o seu melhor, das mais variadas formas.

Em primeiro lugar, o meu muito obrigado aos colaboradores da Câmara Municipal de Penacova que asseguram, todos os dias, os serviços essenciais, de que todos dependemos. Nenhum virou as costas, nenhum disse que não. E, alguns, exercem funções que face a esta pandemia os colocam em risco. O meu bem-haja!

Em segundo lugar, o meu agradecimento aos trabalhadores das IPSS’s do concelho que, prestam apoio aos nossos idosos, proporcionando-lhes, neste período de isolamento, em que não podem contatar diretamente com as suas famílias, receber visitas ou ir a casa, as condições para que o ultrapassem com a serenidade possível.

Por último, uma palavra de especial gratidão ao corpo dos Bombeiros Voluntários de Penacova e, em particular, ao grupo de mulheres e homens que tem estado de serviço permanente, vinte e quatro horas por dia por um período de 14 dias consecutivos, colocando-se ao serviço de todos nós e reduzindo, assim, o risco de contágio. Um exemplo a ter em conta por todos. Isto também é FICAR EM CASA.

Despeço-me dirigindo ainda uma palavra aos profissionais de saúde. De Penacova, sim. Mas também de Portugal e do Mundo. São eles que, colocando em risco a sua saúde, de forma abnegada, dão todos os dias o seu melhor neste combate, mesmo que, exaustos física e psicologicamente. Obrigado!

Mas eles, aqueles de que falei anteriormente, têm mesmo que o fazer. E nós, qual é o nosso dever? Qual é a nossa tarefa? De que modo podemos contribuir para que esta guerra termine, da forma como mais desejamos? Só temos que nos proteger com a certeza de que nos protegendo, estamos a proteger os nossos e os outros. De que forma? FICANDO EM CASA.

FIQUE EM CASA. Este é o momento de ficarmos juntos, FICANDO EM CASA. Este é o momento em que a tarefa maior é FICAR EM CASA.

Pela sua saúde, pela saúde dos seus, pela saúde de todos, FIQUE EM CASA!

Obrigado!

Penacova, 22 de março de 2020