Mosteiro de Lorvão acolheu Concerto Passos do Senhor: Meditação Cantada

Na tarde do domingo, dia 18 de Março, quinto domingo da Quaresma, o Mosteiro de Lorvão acolheu o concerto “Passos do Senhor: Meditação Cantada” do grupo Vocal Ançãble. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Penacova e da Paróquia de Lorvão. O Grupo Ançãble  apresentou um programa completamente centrado na Paixão de Cristo, em torno de um resumo da Paixão segundo São João. Da sua autoria foram ainda apresentados vários motetos de autores portugueses do séc. XVI e XX/XXI, à maneira de meditações cantadas, acompanhadas ainda de pequenas meditações a ajudar a apreender o significado espiritual de cada obra. Foram elas: Sabat Mater de D. Pedro de Cristo, Martírios, Tenebrae factae sunt e Antífona da Procissão dos Ramos, do Pe Manuel Faria, Sepulto Domino e Adoro Te devote do Pe Jorge Alves Barbosa e Anima Christi do Pe Pedro Miranda.

O Grupo Vocal Ançãble é constituído por uma família de Ançã (de onde retira o nome) e dedicado sobretudo à Música Sacra Portuguesa, tem-se apresentado em público com uma frequência regular em Portugal, registando também intervenções no estrangeiro, sobretudo em Itália, mas também Espanha e Brasil. Entre os seus regulares encontros com o público, iniciativas, o mais das vezes, de paróquias e autarquias, é de referir uma série de concertos temáticos – acompanhados por vezes das respetivas comunicações científicas – em congressos internacionais e outros eventos académicos. A mais fecunda e exigente foi até agora, porém, a atividade desenvolvida pelo Ançãble em colaboração com o Instituto Português de S. António em Roma, onde, a partir de 1995, apresentou, em primeira audição contemporânea, um número conspícuo de composições inéditas, recolhidas e transcritas pelo seu diretor artístico em arquivos musicais de especial relevo para a música portuguesa. É sobretudo graças a esse mecenato que o Ançãble tem podido contar, entre outras publicações discográficas saídas de participação em congressos científicos (Damião de Góis, Coimbra, 2002, Retórica e Teatro, Porto, 2010), com o registo e publicação sistemáticos do seu labor musical.