Município de Penacova e Associação Animar oficializam protocolo para o desenvolvimento

Elaborar um conjunto de propostas que contribuam para um plano de desenvolvimento integrado que previna a repetição de catástrofes dos incêndios como as ocorridas no último verão (e também as de há sete anos) na região de Penacova é o objetivo ambicioso que juntou a Câmara Municipal de Penacova, a associação Animar e a União de Freguesias de Friúmes e Paradela.

Este é um processo posto oficialmente em marcha com a assinatura do protocolo entre a Animar e o Município de Penacova, no dia 12 de maio, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, em Penacova. Protocolo que visa a realização da XII edição MANIFesta - Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária, processo que agora se inicia e que deverá decorrer até outubro de 2018, altura em que serão apresentadas as propostas de prevenção das catástrofes que têm fustigado a região de Penacova e também para o seu desenvolvimento integrado, à luz dos princípios do desenvolvimento local e da economia social e solidária.

O desejo das instituições envolvidas é que este seja um plano participado, construído com as pessoas que vivem ou trabalham na região, com o poder local, com o tecido associativo e com o conhecimento académico e da ciência. Na sessão protocolar, Marco Domingues, presidente da Animar, justificou o propósito e a postura da entidade a que preside com a responsabilidade por ela sentida face à tragédia, no sentido de contribuir ativamente para o desenvolvimento dos territórios afetados pelos incêndios, ouvindo e envolvendo as pessoas, fazendo o levantamento dos recursos locais, cruzando os anseios e os saberes das populações com os contributos vindos do exterior, nomeadamente das comunidades científicas e de investigação. A Animar - Associação Portuguesa para o desenvolvimento Local é uma rede de entidades e pessoas que cobrem o território nacional). Como refere Marco Domingues, "se da congregação destes esforços e sinergias resultar uma experiência capaz de dar forma a uma proposta de plano de reconstrução e desenvolvimento para a região, que seja referência para outras regiões e territórios, a aposta estará ganha".

António Fernandes, presidente da União de Freguesias de Friúmes e Paradela considerou que o facto de 90% da floresta da sua freguesia, constituída por 14 aldeias, ter sido consumida pelas chamas é razão suficiente para acolher o desafio da Animar. Sobre as potencialidades do território lembrou que na sua freguesia existem 15 associações ativas, que certamente apoiarão a proposta, naquele que é também um território com uma das maiores concentrações de moinhos de ventos (24); onde o rio Alva é um dos rios menos poluído da Europa contudo, sozinhos não conseguem tirar proveito de todas as suas potencialidades.

Após a sessão protocolar, realizou-se uma visita guiada às aldeias da freguesia de Friúmes e Paradela, onde se incluiu uma visita aos moinhos de vento da serra da Atalhada, ao Rancho Folclórico de Zagalho, à Associação Cultural e Recreativa de Vale do Tronco, à praia fluvial do Vimieiro e ao produtor de cerveja artesanal Beira Alva. Para dar seguimento a este processo fico o compromisso de se realizar até meados de junho um encontro com as associações locais.

De acordo com Humberto Oliveira, presidente do município de Penacova, é justificável o acolhimento da proposta da Animar com a expectativa de que do processo MANIFesta resulte um plano capaz de criar uma nova floresta, bem como com o desejo de se abrirem perspetivas tanto para o aproveitamento do rio Alva como para a ligação das duas margens, potenciando assim o desenvolvimento da Cumeada (a margem “esquecida”).