Município de Penacova, GDES, CCDRC e Empresários afetados pelos incêndios de 15 de outubro fazem balanço positivo do Programa REPOR

A Câmara Municipal de Penacova, através do seu Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social (GDES) reuniu, no Hotel Rural Quinta da Conchada, 22 das 33 empresas do concelho afetadas pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, que causou nesta área prejuízos, segundo avaliação da Câmara Municipal de Penacova, no montante de cerca de 4 milhões de euros, afetando diretamente cerca de 306 postos de trabalho.

O Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social do município encontra-se a desenvolver, nas palavras de Humberto Oliveira, presidente da autarquia, “um trabalho notável no acompanhamento às empresas afetadas, tendo realizado 33 relatórios individuais e mais de 55 visitas presenciais que permitiram uma maior proximidade entre os serviços do município e os empresários afetados, apoiando-os quer no restabelecimento da sua atividade, quer no esclarecimento dos diversos apoios estatais a que podiam recorrer, destacando-se a realização de uma Sessão de Esclarecimento sobre o Programa REPOR, Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas, a que 22 das 33 empresas afetadas poderão recorrer.”

Ainda que as candidaturas decorram até 1 de outubro de 2018, o GDES, tem colaborado ativamente com as empresas afetadas, na elaboração das mesmas, sendo que das 22 empresas elegíveis, no âmbito do Programa REPOR, foram já submetidas 15 candidaturas, encontrando-se já aprovadas 8, com um investimento elegível de € 1.132.881,46, co-financiado no valor de € 958.175,95. De salientar que, esta medida, apoia empresas cujos ativos foram danificados, total ou parcialmente, pelos incêndios de 15 de outubro, de modo a repor a sua capacidade produtiva.

“E é com este objetivo, o da recuperação dos ativos empresariais afetados que, - afirma Humberto Oliveira -, continuamos a trabalhar, para que as empresas possam ir mais além e encontrem a possibilidade de melhorar os seus serviços, as condições de trabalho que proporcionam e a sua competitividade. Aqui, no Hotel Rural Quinta da Conchada, unidade de alojamento também severamente afetada pelo incêndio de 15 de outubro, podemos constatar que é possível reerguermo-nos e, apesar de podermos até dizer que, sem estas medidas de incentivo, seria mais difícil, o que é um facto é que esta Câmara Municipal e o concelho de Penacova dispõem de uma equipe multidisciplinar que permite, com o sucesso que é visível a todos, que estejamos aqui reunidos, a fazer um balanço positivo, a esclarecer dúvidas, com a não apenas importante ajuda da CCDRC, aqui representada pela Dra. Conceição Carvalho e, de algum modo, a homenagear todos quantos não se deixaram derrotar, não desistiram e procuraram ajuda e soluções junto do GDES e da própria CCDRC.”