Município de Penacova juntou empresários

Uma iniciativa do Município de Penacova juntou à mesa as 10 maiores empresas do Concelho. O intuito, segundo Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova, consistiu em "proporcionar um momento de debate e troca de experiências entre os empresários", reconhecendo assim o esforço e a capacidade de empreender de cada um e das suas estruturas. Como afirma Humberto Oliveira, "são estes líderes e as suas estruturas que geram riqueza para que os municípios e o poder central possam investir noutras áreas como o turismo, a educação ou a cultura".

Estiveram presentes na iniciativa os representantes das empresas convidadas: Águas das Caldas de Penacova, Transportes Marginal do Mondego, JTSL – Sol. Téc. Man. Metal, Fernandes & Henriques, Veiga Lopes, Macop - Materiais de Construção, Ferroalva – Fer. Mat. Const. Alva, Transportes Rodoviários de Mercadorias de Aguieira, e Simetriaxial - Metalomecânica.

O concelho de Penacova tem conquistado um crescimento contínuo do seu tecido empresarial nas várias vertentes como são exemplo o volume de negócios, exportações ou empregabilidade. Em 2016 o volume de negócios das 20 maiores empresas do concelho ultrapassou os 90 milhões de euros, ao passo que em 2010 este era apenas de 58 milhões. Também as exportações, em 2010, situavam-se nos 5 milhões de euros e em 2016 ultrapassaram os 22 milhões de euros. Outro dos indicadores que reflete a robustez económica que o concelho de Penacova tem alcançado nos últimos anos é a empregabilidade, em que as 20 maiores empresas do concelho, em 2010, empregavam 361 colaboradores e em 2016 representavam já 739 empregos.

Humberto Oliveira foi perentório na consideração de que "o mérito é dos empresários, das suas lideranças e das pessoas que colaboram consigo". Também presentes na iniciativa estiveram Pedro Coimbra, deputado da Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal de Penacova, bem como Vasco Morais, chefe de gabinete do município. Pedro Coimbra referiu que "estes são resultados que enchem de orgulho Penacova e que vêm demonstrar que o esforço e a atenção dada ao tecido económico e empresarial do Concelho são para continuar e reforçar enquanto linha estratégica de crescimento e desenvolvimento do território".