Município de Penacova promoveu Concerto com Silvano Rodi no Mosteiro de Lorvão

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Município de Penacova promoveu várias atividades que visaram a promoção de alguns locais históricos do concelho penacovense. O Mosteiro de Lorvão foi palco de um Concerto de Órgão pelo organista de reputação inyternacional, Silvano Rodi, natural de Ventimiglia (Itália).

Presente na cerimónia, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Penacova, afirmou ser “uma oportunidade imperdível ter Silvano Rodi a dar um concerto no Órgão do Mosteiro de Lorvão". Fernanda Veiga acrescentou que "o Município procura ter sempre um vasto leque de atividades que contribuem para enaltecer a Cultura, centrando-se na concretização de objetivos que corporizam, simultaneamente, inúmeras apostas culturais, sendo intenção da Câmara Municipal acentuar a capacidade de criação e fruição cultural e apostar cada vez mais na valorização histórica e patrimonial do nosso território". A rematar, a vereadora concretizou que "só assim podemos ter um enriquecimento e uma definição da identidade cultural, que permita um Concelho cada vez mais moderno e dinâmico”.

Professor do “Conservatoire Départemental de Musique des Alpes-Maritimes” em Nice (França), desde 1988, Rodi, iniciou o estudo de música em piano com Franco Mola. Obteve Diplomas de Cravo, Órgão e Composição para Órgãos no Conservatório "N. Paganini "em Génova, onde estudou com Attilio Baronti (órgão e composição) e Alda Bellasich (cravo). Em 1985, ganhou o "Primeiro Prémio de Órgão" no Conservatório de Nice (França), tendo-se especializado na interpretação da Música Barroca Francesa com René Saorgin. Completou, ainda, cursos avançados em Cremona (com Daniel Roth) e na Academia de Música de Órgão em Pistoia (Luigi Ferdinando Tagliavini e Louis Gonzales Uriol). Fundou o Ensemble Barroco "Collegium Musicum Alpazur" para a interpretação de música italiana e francesa dos séculos XVII e XVIII. É organista oficial da Igreja Mônaco "St. Devote", Inspetor Honorário de órgãos históricos do Ministério da Cultura e do Meio Ambiente da Itália e Diretor da Comissão para o Conservação e Restauração de Órgãos Históricos na Diocese de Ventimiglia-Sanremo.

Também presente, o Vigário Geral da Diocese de Coimbra, Pedro Miranda, referiu que "o Município de Penacova, ao promover estas ações, está a prestar um verdadeiro serviço público, ficando demonstrado com a atuação de Silvano Rodi, que o Órgão Histórico do Mosteiro de Lorvão está na Rota dos Grandes Mestres de Órgãos Internacionais".