Município de Penacova recriou Travessia do Mondego pelas tropas anglo-lusas

A noite de sábado em Penacova foi palco da recriação da travessia do Vale do Mondego pelo exército anglo-luso num percurso onde se pisou história, percorrendo alguns dos caminhos que levaram à sua tomada de posição na Serra do Bussaco, local que viria a ser o palco da mais importante Batalha da 3ª Invasão Francesa.

O momento alto deste passeio foi mesmo a travessia do rio Mondego por parte da cerca de uma centena de participantes, uma experiência que certamente marcou todos os presentes. Há 207 anos foi assim que a grande maioria das tropas anglo-lusas (cerca de 40 mil homens), comandadas pelo General Arthur Wellesley, mais tarde Duque de Wellington, atravessaram o rio, rumo à Serra do Bussaco.

Até à sua chegada ao acampamento, bem no centro da vila de Penacova, ao longo de vários pontos-chave do percurso, o passeio contou com a apresentação de quadros cénicos alusivos à época pela Companhia de Teatro Catrapum Catrapeia – Companhia Teatral de Sazes do Lorvão.

As “Comemorações dos 207 anos da Batalha do Bussaco” são uma parceria dos municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova, sendo que no próximo sábado, dia 23 de setembro, se realizará um grande passeio noturno encenado “As Vésperas da Batalha”, que percorrerá os três municípios parceiros no projeto «Caminhos da Batalha do Bussaco».